Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/253
Autor(es): Puntel, Jovani Augusto
Título: Situação e perspectivas para o desenvolvimento dos jovens rurais : um estudo a partir dos jovens formados no Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural no Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural no Vale do Rio Pardo - RS.
Data do documento: 2011
Resumo: Este estudo analisa a situação e as perceptivas dos jovens rurais no campo, identificando como uma proposta de educação de caráter informal (Pós-Médio) e voltada para o empreendedorismo do Jovem Rural pode contribuir para a melhoria das suas condições de vida. Além disso, analisa-se como a mesma os incentiva a optar pela realização de seus projetos de vida no campo. Este estudo também traz aspectos sobre o desenvolvimento rural, bem como as questões que permeiam a agricultura familiar frente às nuances que influenciam estes jovens para as suas escolhas de vida. Neste contexto, a educação assume papel importante para a formação da base do ser humano, tanto nos aspectos do conhecimento, quanto no fortalecimento da personalidade do indivíduo, exercendo grande parcela de responsabilidade sobre as oportunidades e escolhas que estes jovens terão. Para mostrá-lo, o presente estudo traz desde elementos constituintes sobre o modelo de ensino público desenvolvido no Brasil, até os modelos de educação trazidos pelos movimentos sociais, considerados mais adequados à população do campo, ou seja, a Pedagogia da Alternância e o movimento pela Educação do Campo. É nesta proposta de ensino que se enquadra o Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR). A pesquisa de campo realizada trouxe informações que permitem verificar a contribuição desta modalidade de ensino para o desenvolvimento dos Jovens Rurais na Região do vale do Rio Pardo (RS). Baseado em uma pesquisa quase experimental com 219 jovens rurais, constatamos que os maiores problemas para os jovens desenvolverem seus projetos de vida no campo são: a baixa remuneração, a ausência de área de terra suficiente para o trabalho e a dificuldade de acesso a créditos para desenvolverem novas atividades produtivas. Por um lado, constatamos ainda que os jovens rurais que participaram no PEJR, além de apresentarem maior inserção social, mostraram também maior consciência ambiental e maior grau de diversificação produtiva nas Unidades Familiares do que os jovens do grupo dos Não Participantes (NP). Tal constatação valida a contribuição do programa para melhoria destes aspectos no grupo dos Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs). Por outro lado, também foi verificado que, mesmo os ADRs tendo apresentado maior grau de diversificação produtiva, esta foi mais significativa no plano da produção para auto-consumo do que para a venda no mercado. De tal forma que a diversificação mercantil continua sendo um desafio a ser melhor trabalhado no PEJR, e enfrentado em esforço conjunto pelos atores da região.
Resumo em outro idioma: This study analyses the situation and the perspectives of the rural youth in the countryside, identifying as a proposal of education of informal character (Post High School) and turned to the enterprising of the Rural Youth that can contribute to the improvement of his/her life conditions. Moreover, we analyze as such proposal can incentivize them to choose the realization of their life projects in the countryside. This study also brings aspects about the rural development, as well as questions that permeate the family agriculture due to the nuances that influence the life choices of the youth. In this context, education assumes an important role for the formation of the basis of human beings, both in the aspects of knowledge, and in the strengthening of the individual personality, exerting great part of responsibility about the opportunities and choices that these youth will have. In order to show it, the present study brings constituent elements on the model of public teaching developed in Brazil, even the education models brought by the social movements, considered more adequate for the countryside population, that is, the Pedagogy of Alternation, and the movement for the Countryside Education. It is in this teaching proposal that the Programme of Enterprising of the Rural Youth (PEJR) fits. The field research done has brought elements that allow to verify the contribution of this modality of teaching for the development of the Rural Youth in the Region of the Rio Pardo Valley. Based on an almost experimental research with 219 rural youth, we have perceived that the biggest problems for the youth to develop their life projects are: low wages, absence of enough land area for work, and the difficulty of access to credit in order to develop new productive activities. On the one hand, we have also perceived that the rural youth that participated in the PERJ besides presenting bigger social insertion, also showed bigger environmental conscience and bigger degree of productive diversification in the family units than the youth of the group of the Non Participant. Such conclusion validates the quality of the programme for the improvements of the aspects of the group of the Agents of the Rural Development (ADRs). On the other hand, we have also perceived that, even though the ADRs have presented a bigger degree of diversification productivity, such diversification was more meaningful in the production plan the for local consumption rather than for market sales. So that the market diversification continues to be a challenge to be better worked in the PERJ and faced in a group effort by the actors of the region.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Desenvolvimento rural - Pardo, Rio, Vale (RS)
Juventude rural - Educação
Agricultura familiar
Orientador(es): Paiva, Carlos Águedo Nagel
Coorientador(es): Ramos, Marília Patta
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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