Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/254
Autor(es): Santos, Antonio Carlos Silveira dos
Título: Corporeidade dançante : aprendizagem e experiênca da dança entre os jovens.
Data do documento: 2011
Resumo: Esta pesquisa interroga, a partir do paradigma da complexidade, o fenômeno do lugar do corpo – e seus movimentos – nos processos de aprendizagem dos jovens que frequentam o ensino médio de uma escola da rede estadual ao problematizar concepções de aprendizagem centradas no corpo imóvel enquanto corpo educado na duplicidade da realidade – eu e o mundo; na duplicidade da convivência – eu e os outros; na duplicidade da pessoa – eu e meu corpo. A investigação estabelece interlocução com Jorge Larrosa, Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana e José Gil para deter-se na experiência da dança e constituir um espaço de convivência com os jovens que os permita compreender que seu corpo aprende com o corpo do outro. A dança, aqui, é estratégia metodológica para afirmar que existem outros modos de aprender e pensar na escola. Outros modos que prestem mais atenção aos detalhes a partir do poder plástico da mímesis de aproximar poeticamente os corpos através de seus movimentos. Trata-se de uma relação intercorporal com outrem enquanto irradiação ou propagação da reversibilidade dos corpos e que só pode ocorrer se for experiência de sinergia entre corpo e mundo. A descrição fenomenológica da experiência da dança com alunos do ensino médio sustenta-se na abordagem qualitativa da pesquisa educacional a partir da observação dos jovens dançando e da compreensão do próprio método como forma de aprendizagem do observador, diretamente relacionado com a experiência vivida. Assim emergem as unidades fenomenológicas da confiança, da alteridade, da alegria, do lúdico, da colaboração, enfim, do pensamento recursivo, permite destacar processos de aprendizagem que podem acontecer no corpo da dança, do aluno e da escola. O que é exposto ao debate educacional é o movimento da pesquisa realizada no acontecer do seu percurso e a peculiaridade sensível de uma corporeidade dançante no qual corpo e pensamento se tornam um só no fluir de seus movimentos: um pensamento amplificado, infinito, porque implicado com outros corpos.
Resumo em outro idioma: This research questions, from the paradigm of complexity, the phenomenon of place of the body - and its movements - In young learning process, students who attend the high school in a public school to problematize conceptions of learning focused on immobile body while the body educated in the duplicity of reality - I and the world; in the duplicity of living together - I and others; in the duplicity of person – me and my body. The research establishes an interlocution with Jorge Larrosa, Maurice Merleau-Ponty, Humberto Maturana and José Gil to hold on in the experience of dance and to create a living space that allows young people to understand that my body learns with another's body. The dancing here is a methodological strategy to assert that there are other ways to learning and thinking in school. Other ways to pay more attention in the details from the plastic power of mímesis of to approximate poetically the bodies through their movements. It is a relationship interbody, with another person, while irradiation or spread of reversibility of bodies and that only can happen if the experience of synergy in the same world. The phenomenological description of dance experience with students of high school is grounded by the qualitative approach in educational research from observation of young people dancing and understanding of his own method as a way of learning of the observer directly related with his experience. So emerged the trust units phenomenological of confidence, of otherness, joyfulness, playfulness, collaboration, at long last, recursive thought, allows you to emphasize learning processes that can happen in the body of dance, of student and the school. What is exposed to the education debate is the movement of research held in the occur of its course and the sensitive peculiarity of a corporeity to dancing in which body and thought become only one in the flow of their movements: An amplified thought, infinite, because implicated with other bodies.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Dança - Estudo e ensino
Educação física (Ensino médio)
Exercícios físicos para jovens
Linguagem corporal
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntoniodosSantos.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons