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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJacobsen, Diego Rosa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleImplicação dos estilos parentais na educação e no desenvolvimento infantil : uma revisão sistemática.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorWinter, Gabrielly da Fontoura-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2542-
dc.date.accessioned2019-09-18T14:20:21Z-
dc.date.available2019-09-18T14:20:21Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoFaz parte da educação infantil e do processo civilizador os estilos parentais, a ausência dos mesmos pode gerar uma crise de valores e o retrocesso a um estado no qual imperam na criança apenas os próprios desejos. Nos primeiros anos, a responsabilidade de repassar regras, valores e limites que possibilitem o entendimento de como viver em sociedade é responsabilidade dos pais e dos familiares. Atualmente, estratégias educativas consideradas adequadas em épocas anteriores são questionadas e novos padrões, valores e modelos de relações entre pais e filhos são estabelecidos. Face ao exposto supracitado, este Projeto de Trabalho de Curso se ocupou com o que tem sido produzido, em bases de dados específicas, sobre a temática dos estilos parentais e suas implicações na educação e no desenvolvimento infantil. Realizamos uma revisão bibliográfica sistemática - que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados dos mesmos - nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Lilacs e Pepsic. Na busca, foram utilizados Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) e termos mais amplos, com o intuito de abranger maior quantidade de produção. Foram selecionados artigos publicados antes de 2013 e até janeiro de 2019 e estudos com crianças entre a faixa etária do zero aos doze anos. Foram descartados artigos que relacionavam estudos com adolescentes, teses, dissertações, livros e capítulos de livros. Somando todas as bases de dados foram encontrados 297 artigos e, posteriormente, selecionados 26 estudos que preenchiam os critérios deste projeto. Na seleção final, foram excluídos os artigos de revisão de literatura, interpretação analítico-comportamental e que não se enquadravam nos critérios de inclusão/exclusão. Os 19 artigos restantes compuseram o corpus de análise da revisão. Neste contexto, os artigos foram lidos, selecionados e agrupados em três categorias: 1) estilos parentais e habilidades sociais; 2) estilos parentais e desenvolvimento infantil; 3) estilos parentais e saúde mental. O estudo permitiu relacionar os estilos parentais com as estratégias de enfrentamento das crianças frente aos fatores de risco, as influências externas na educação e sexo das crianças, as interações sociais e os problemas de comportamento.pt_BR
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