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dc.contributor.authorDias, Franciene Senna-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDepressão infantil no contexto escolar : construções possíveis a partir da percepção dos professores.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorDornelles, Alíssia Gressler-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the perception of the teachers in the Santa Cruz do Sul state school system about childhood depression and identify possible constructions based on their perceptions. We sought to understand what characterizes the disease for these professionals, how it presents itself in the classroom and how they deal with the situation, also seeking to find possible ways to enhance the school environment and the work of the teacher by linking them to a health-promoting environment. This study conducted semi-structured interviews with four professionals from two different schools, one from the center of the town and the other from the outskirts. Through a qualitative methodology, this study carried out an analysis of the teachers' narratives based on the psychoanalytic approach.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.otherCrianças - Problemas emocionaispt_BR
dc.subject.otherDepressão em criançaspt_BR
dc.subject.otherPromoção da saúdept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2544-
dc.date.accessioned2019-09-18T15:24:48Z-
dc.date.available2019-09-18T15:24:48Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe-se a compreender a percepção dos professores da rede estadual de ensino de Santa Cruz do Sul acerca da depressão infantil e identificar possíveis construções a partir das suas percepções. Buscou-se entender o que para esses profissionais caracteriza a doença, como ela se apresenta em sala de aula e como eles lidam com a situação, buscando também identificar possíveis formas de potencializar o ambiente escolar e o trabalho do professor vinculando eles a um ambiente promotor de saúde. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais de duas escolas diferentes, sendo uma central e outra periférica. Através da metodologia qualitativa, este estudo efetuou a análise das narrativas dos professores a partir da abordagem psicanalítica.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE 04101018.5.0000.5343 / 12 de dezembro de 2018pt_BR
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