Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2544
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Franciene Senna | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Depressão infantil no contexto escolar : construções possíveis a partir da percepção dos professores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Dornelles, Alíssia Gressler | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to understand the perception of the teachers in the Santa Cruz do Sul state school system about childhood depression and identify possible constructions based on their perceptions. We sought to understand what characterizes the disease for these professionals, how it presents itself in the classroom and how they deal with the situation, also seeking to find possible ways to enhance the school environment and the work of the teacher by linking them to a health-promoting environment. This study conducted semi-structured interviews with four professionals from two different schools, one from the center of the town and the other from the outskirts. Through a qualitative methodology, this study carried out an analysis of the teachers' narratives based on the psychoanalytic approach. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Problemas emocionais | pt_BR |
dc.subject.other | Depressão em crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2544 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T15:24:48Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T15:24:48Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa propõe-se a compreender a percepção dos professores da rede estadual de ensino de Santa Cruz do Sul acerca da depressão infantil e identificar possíveis construções a partir das suas percepções. Buscou-se entender o que para esses profissionais caracteriza a doença, como ela se apresenta em sala de aula e como eles lidam com a situação, buscando também identificar possíveis formas de potencializar o ambiente escolar e o trabalho do professor vinculando eles a um ambiente promotor de saúde. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais de duas escolas diferentes, sendo uma central e outra periférica. Através da metodologia qualitativa, este estudo efetuou a análise das narrativas dos professores a partir da abordagem psicanalítica. | pt_BR |
dc.description.protocolo | CAAE 04101018.5.0000.5343 / 12 de dezembro de 2018 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Franciene Senna Dias .pdf | 483.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons