Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2545
Autor(es): Soares, Jordana Carvalho
Título: Faces da felicidade : redes sociais e subjetividade contemporânea.
Data do documento: 2019
Protocolo CEP: 04066318.10000.5343 12 de dezembro de 2018
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender a busca pela felicidade na contemporaneidade, a qual se tornou quase um imperativo, passando a ser um objetivo estipulado e tangível de empreendimento individual. Ofertada de diversas formas e por vários meios dentro da nossa sociedade, como por exemplo, as redes sociais, moldando e influenciando comportamentos. Dentro desse contexto, o sofrimento passa a ter uma conotação negativa. Sendo assim, a pesquisa realizada consistiu na busca de postagens feitas no Facebook usando a hashtag felicidade no ano de 2018. Utilizou-se o arcabouço teórico-metodológico da psicanálise para análise dos resultados. Os dados apontaram para uma diversidade de categorias associadas à felicidade, no entanto, a grande maioria voltada ao indivíduo, ou seja, a busca, a conquista da mesma está sobre sua responsabilidade. No entanto, o sujeito é constituído por uma falta, pelo desamparo e esse não é capaz de ser preenchido de nenhuma forma, demonstrando assim o mal-estar contemporâneo que dita o imperativo da felicidade, através de uma engenhosidade pautada na lógica do mercado de consumo e enaltecida pelo individualismo e narcisismo, o que acaba prejudicando a saúde mental do sujeito. Dessa forma, torna-se importante refletir sobre possíveis ações promotoras de cuidado, saúde e formas de satisfação que possam produzir sentidos para o sujeito.
Resumo em outro idioma: This work aimed to understand the search for happiness in the contemporary world, which has become almost an imperative, becoming a stipulated and tangible objective of individual enterprise. Offered in various ways and by various means within our society, such as social networks, shaping and influencing behaviors. In this context, suffering has a negative connotation. Thus, the research consisted of searching for posts made on Facebook using the hashtag happiness in the year 2018. The theoretical-methodological framework of psychoanalysis was used to analyze the results. The data pointed to a diversity of categories associated with happiness, however, the great majority focused on the individual, that is, the search, the conquest of the same is on their responsibility. However, the subject is constituted by a lack, by the helplessness and this is not able to be filled in any way, thus demonstrating the contemporary malaise that dictates the imperative of happiness, through an ingenuity based on the logic of the consumer market and extolled by individualism and narcissism, which ultimately undermines the subject's mental health. Thus, it is important to reflect on possible actions that promote care, health and forms of satisfaction that can produce meanings for the subject.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Sucesso
Autoimagem
Felicidade
Redes sociais online
Facebook (Rede social online)
Subjetividade
Orientador(es): Dornelles, Alíssia Gressler
Aparece nas coleções:Psicologia

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