Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/255
Autor(es): Paz, Ingre
Título: Aprendizagem na convivência : processo de complexificação na prática da enfermagem.
Data do documento: 2011
Resumo: Pensar o processo de aprendizagem na convivência é o tema que abordo nesta dissertação, tendo como objetivo compreender o processo de aprendizagem complexo do aluno do curso de enfermagem em atividades práticas numa instituição hospitalar na área pediátrica. Os pressupostos epistemológicos que sustentam este trabalho tem origem nas idéias de Humberto Maturana e Francisco Varela que demonstraram que a aprendizagem entre seres humanos acontece dentro das relações dialógicas na convivência e Edgar Morin que enfatiza a teoria sobre a complexidade onde a aprendizagem ocorre num tecer de redes complexas de interações marcadas pela circularidade, não existindo uma causalidade linear, mas uma recursividade no conviver. A partir da estrutura teórica constitui a questão central da pesquisa sendo: Como a convivência do aluno com a criança e sua família no hospital no desenvolvimento das atividades de práticas num ambiente de perturbações construtivas, pode constituir-se num processo de aprendizagem complexo que integra todas as dimensões deste sujeito? O contexto empírico da pesquisa que originou este estudo foi uma unidade de internação pediátrica com aproximadamente 47 leitos, de um hospital geral localizado na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Foram selecionados para a participação dos processos investigativos um grupo de oito alunos do sexto semestre do curso de graduação em enfermagem que iniciariam sua primeira disciplina prática na área hospitalar. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a metodologia aplicada através de entrevistas semi-estruturadas, e observação do que emergiu entre sujeito-sujeito na convivência. A análise dos dados foi construída a partir de marcadores teóricos escolhidos pelo seu caráter operatório. Ficou evidenciado que o aluno vivenciou uma aprendizagem prática significativa, estimulada por todos aqueles que compartilharam da convivência, ocorrendo mudanças cognitivas e afetivas a partir do acoplamento estrutural entre o aluno de enfermagem, a criança e sua família ocorrendo assim, a interação entre o ser/viver/conhecer/transformar-se.
Resumo em outro idioma: Thinking the living together learning process is the main theme of this dissertation having as a main goal to understand the complex learning process of the nursery student during the practical activities in a hospital in a pediatric unity. The epistemological assumptions that give support to this work come from the studies by Humberto Maturana and Francisco Varela who have showed that the learning among the human beings happens in the core of dialogical relationships. Edgar Morin, in a similar approach, emphasizes that in the complex theory the learning emerges in the interwoven of the complexes nets thought circular interactions, not existing therefore linear causality but recursively in the living together. From the basic structure I constructed the central question of the research: How the living together of the student with the child and his family in the hospital during the development of the practical activities in an environment of constructive disturbances can evolve toward a complex learning process that integrate all the dimensions of the subject? The empirical context of the research that originated this research was an unity of pediatric hospital admission with around 47 beds of a general hospital at Santa Cruz do Sul - RS. The select students were 8 subjects from the sixth semester of the nursery course to participate of the investigative process. The research was qualitative and the methodology was applied thought semi-structured interviews and observations that were emerged among the subjects in a process of living together. The analysis of the data was done with the theoretical markers chosen due to theirs operatory feature. It was evident that the student lived a significative process of learning in which have occurred affective and cognitive changes from the structural coupling among the student, the child and the members of the family occurring then the interaction being/living/ knowing/ transforming.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Enfermagem - Estudo e ensino
Enfermagem - Linguagem
Enfermagem prática
Aprendizagem
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IngrePaz.pdf3.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons