Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2570
Autor(es): Schonarth, Luana Grasiela
Título: A construção dos sentidos nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da argumentação na língua.
Data do documento: 2019
Resumo: O locutor expressa-se discursivamente no ambiente de interação da linguagem e entra em relação com outros discursos. Sob essa perspectiva, com esta dissertação, objetivamos, de forma geral, identificar, à luz dos preceitos teóricos da Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot, de Marion Carel e de colaboradores, como os sentidos são construídos pelos candidatos na redação ENEM, o que ocorrerá por meio da verificação da ocorrência de aspectos argumentativos na construção do discurso pelo viés da Teoria dos Blocos Semânticos, da existência de uma unidade semântico-argumentativa e, ainda, da utilização de recursos polifônicos na redação ENEM, especialmente o do argumento por autoridade, especificado pela Teoria Polifônica da Enunciação. Elegemos essa fundamentação teórica porque se trata de uma proposta semântica de análise da linguagem segundo a qual o sentido é construído pelo linguístico, na relação estabelecida entre palavras, frases e parágrafos, em uma situação enunciativa. Referente ao corpus deste trabalho, analisaremos cinco redações ENEM 2017 — cujo tema é Os desafios da formação educacional do surdo no Brasil —, organizadas, em uma ordem decrescente, pelo critério nota, em cinco seções, a partir da ordenação de três diferentes abordagens cometidas em todos os segmentos: A) Análise referente à avaliação das redações ENEM; B) Análise das redações ENEM à luz da ANL; e C) Resultado das análises. Por fim, as considerações advindas do referido estudo serão relacionadas e auxiliar-nos-ão nas constatações finais sobre o processo de construção dos sentidos discursivos nas redações do ENEM 2017.
Resumo em outro idioma: The speaker expresses himself discursively in the environment of language interaction and, by that relating to other discourses. From this perspective, with this dissertation, it aims, in general, to identify, in the light of the theoretical precepts of Argumentative Semantics, of Oswald Ducrot, Marion Carel and collaborators, how the senses are constructed by the candidates in the ENEM essay, what will happen by verifying the occurrence of argumentative aspects in the construction of discourse through the Semantic Blocks Theory, the existence of a semantic-argumentative unit and also the use of polyphonic resources in the ENEM wording, especially the argument by authority, specified by the Polyphonic Theory of Enunciation. It was chosen this theoretical foundation because it is a semantic proposal of language analysis which meaning is constructed by the linguistic, in the relation established between words, sentences and paragraphs, in an enunciative situation. Referring to the corpus of this paper, we will analyze five essays ENEM 2017 - whose theme is The Challenges of the deaf educational formation in Brazil -, organized in a descending order, according to the note criterion, in five sections, based in three different approaches on the segments: A) Analysis regarding the evaluation of ENEM essays; B) Analysis of ENEM essays in light of the ANL; and C) Result of the analyzes. Finally, the considerations from this study will be related and will help us in the final findings about the process of construction of the discursive meanings in the essays of ENEM 2017.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio
Redação
Análise do discurso
Semântica
Linguagem e lógica
Competência e desempenho (Linguística)
Orientador(es): Lebler, Cristiane Dall´ Cortivo
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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