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dc.contributor.authorPinto, Ádria Graziele-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleShakespeare em sala de aula : poéticas da voz no compartilhamento do gênero dramático na escola.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFronckowiak, Ângela-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractIn this study, we relate the experience (LARROSA) and the performance (ZUMTHOR) as mobilizing powers of the practice of teaching practice (BAJARD), there is not a great effort to make a classroom in voice. In conceiving the word as a way of experiencing the world and recognizing ourselves as subjects acting in language, we expose, in this study the sharing of a grossly neglected genre in the school context: the dramatic text. From reading workshops, which contemplated texts of poetry and theater, we explored the possibility of going beyond the silence that is usually dedicated the act of reading as we speak. For this, we organized a group of reading composed by seventh-year students of the school EMEF Menino Deus. At firste, our study covered the reading and saying of William Shakespeare's play A Midsummer Night's Dream play,initially presented through an adaptation organized by Janaína Russeff and Fernando Nuno, made available on Teatro na Escola, but the bard's poetics It motivated us to broaden the readings by engaging in other plays by the English playwright, extrapolating the boundaries between the accomplished and the planned by revealing how much the body yearns for the opportunity to voice itself. In our work, we have made legitimate the question about the guidelines that condition the choice of genres for reading in educational spaces. In drawing a different path, anchored in the notions of play and playfulness (HUIZINGA), and of material imagination, daydreaming and repercussion (BACHERLARD), we experience the reader's protagonism, all of which is a beneficiary of the experimentation of the poetic value of the voice.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William. Sonho de uma noite de verão.pt_BR
dc.subject.otherTeatro escolarpt_BR
dc.subject.otherTeatro (Literatura)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2571-
dc.date.accessioned2019-11-14T14:10:26Z-
dc.date.available2019-11-14T14:10:26Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNesse estudo, relacionamos a experiência (LARROSA) e a performance (ZUMTHOR) como potências mobilizadoras da prática do dizer (BAJARD), no intuito de discutirmos a importância de a sala aula ser também espaço de vazão a poética do corpo em voz. Ao concebermos a palavra como uma forma de experimentar o mundo e nos reconhecermos como sujeitos atuantes em linguagem, expomos o compartilhamento de um gênero extremamente negligenciado no contexto escolar : o texto dramático. A partir de oficinas de leitura, que contemplaram textos de poesia e de teatro, exploramos a possibilidade de extravasarmos o silêncio, que em geral é dedicado ao ato de ler, ao nos pormos em voz. Por isso, organizamos um grupo de leituras composto por alunos do sétimo ano da Escola EMEF Menino Deus. Em princípio, nosso estudo abrangia a leitura e o dizer da peça Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare, apresentada inicialmente por meio de uma adaptação organizada por Janaína Russeff e Fernando Nuno, disponibilizada no portal Teatro na Escola, porém a poética do bardo nos motivou a ampliarmos as leituras, fazendo com que nos dedicássemos a outras peças do dramaturgo inglês, extrapolando as fronteiras entre o realizado e o planejado ao revelar o quanto o corpo ânsia pela oportunidade de se mostrar em voz. Em nosso trabalho, tornamos legítimo o questionamento acerca das diretrizes que condicionam a escolha de gêneros para a leitura nos espaços educacionais. Ao trançarmos um outro caminho, ancorado nas noções de jogo e ludicidade (HUIZINGA), e de imaginação material, devaneio e repercussão (BACHERLARD), vivenciamos o protagonismo leitor, em tudo beneficiário da experimentação do valor poético da voz.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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