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dc.contributor.authorBassani, Gustavo Rech-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEnsino/aprendizagem do inglês como língua estrangeira à luz das ciências cognitivas : uma proposta de intervenção pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGabriel, Rosângela-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to produce a L2 teaching/learning proposal for English language learners at intermediate level of English as L2, in an attempt to optimize the evolution of knowledge and class time under cognitive sciences, with pedagogical intervention. The work began with references and general concepts about cognition, cognition and teaching / learning of English as L2, concepts and characteristics of cognitive processes: memory, attention, orality and reading, which bring important knowledge base. After that we discussed about learning strategies on a broad aspect and then specified references, concepts and characteristics of cognitive teaching/learning strategies. As a final part of chapter 2, we provided concepts and characteristics of the methods and approaches of English teaching as a foreign language. The research applied experimentally was done with six intermediate students. Initially, a questionnaire was prepared about the study profile of the participants, then the Michigan test was applied to classify the participants' knowledge, and a pre-test to assess what they knew about the content that was later applied in the experimental classes. It was then followed by the application of the lesson plans produced by the researcher, with reference in cognitive theories, use of eight selected cognitive learning strategies, approaches and teaching methods of English and after it was applied an identical post-test elaborated by the author, to check the knowledge of the research participants acquired, and analyze their evolution after the four classes under cognitive learning strategies. By comparing the pre-test that assessed participants' knowledge before classes and the post-test, which assessed knowledge after the experimental classes, so, it was possible to identify the evolution of the participants. It was made the comparison and analysis of the participants' profile with the pre and post-tests, and with the score of each participant, it was possible to relate to the theoretical reference and produce pertinent information reaching the established objectives. It is considered pertinent to emphasize the fact that classes with pedagogical intervention focus on cognitive learning strategies.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2572-
dc.date.accessioned2019-11-25T13:43:55Z-
dc.date.available2019-11-25T13:43:55Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura construir uma proposta de ensino/aprendizagem de L2 para alunos de língua inglesa a nível intermediário de conhecimento do inglês como L2, com a tentativa de otimizar a evolução do conhecimento e tempo das aulas à luz das ciências cognitivas, com intervenção pedagógica. O trabalho teve início com referências e conceitos gerais sobre cognição, cognição e ensino/aprendizagem do inglês como L2, conceitos e características dos processos cognitivos: memória, atenção, oralidade e leitura, que trazem base de conhecimento importante. Na sequência discorremos sobre estratégias de aprendizagem em seu amplo aspecto e após especificamos referências, conceitos e características das estratégias cognitivas de ensino/aprendizagem. Como parte final do capítulo 2, buscamos informar sobre conceitos dos métodos e abordagens do ensino do inglês como língua estrangeira. A pesquisa aplicada de forma experimental foi feita com seis alunos de nível intermediário. Inicialmente foi elaborado um questionário sobre o perfil de estudo dos participantes, após foi aplicado o teste Michigan para classificação do conhecimento dos participantes, e um pré-teste para aferir o que conheciam sobre o conteúdo que posteriormente foi aplicado nas aulas experimentais. Seguiu-se então para a aplicação dos planos de aula planejados pelo pesquisador, com referência nas teorias cognitivas, utilização de oito estratégias cognitivas de aprendizagem selecionadas, abordagens e métodos de ensino do inglês e após foi realizado um pós-teste elaborado pelo autor, idêntico ao pré-teste, para aferir o conhecimento dos participantes da pesquisa adquirido e analisar sua evolução após as quatro aulas à luz das estratégias cognitivas de aprendizagem. Com a comparação entre o pré-teste que avaliou o conhecimento dos participantes antes das aulas, e o pós-teste, que é idêntico ao pré-teste, que avaliou o conhecimento após as aulas experimentais, foi possível identificar a evolução dos participantes. Foi feita a comparação e análise do perfil dos participantes com os pré e pós-testes, e com a pontuação de cada participante, foi possível relacionar ao referencial teórico e produzir informação pertinente alcançando os objetivos estabelecidos. Considera-se pertinente dar ênfase no fato de que as aulas com intervenção pedagógica focam nas estratégias cognitivas de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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