Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2574
Autor(es): Carvalho, Kadine Saraiva de
Título: A consciência fonológica na aprendizagem da leitura por adultos analfabetos.
Data do documento: 2017
Protocolo CEP: 34703314.9.0000.5343
Resumo: Neste trabalho nos propomos a investigar a aprendizagem inicial da leitura por adultos analfabetos, explorando as transformações na percepção da linguagem em decorrência da alfabetização e os principais fatores responsáveis pelo êxito desse processo, como a consciência fonológica, a memória e a idade do indivíduo. Para isso, realizamos uma pesquisa experimental com um grupo de onze sujeitos adultos analfabetos e ex-analfabetos e um grupo de onze sujeitos alfabetizados na infância, ambos do mesmo nível socioeconômico. Utilizamos um questionário perfil, cinco testes para verificar o conhecimento em leitura e um teste para verificar a memória. Os resultados obtidos a partir desses testes revelaram que a alfabetização permite o desenvolvimento da sensibilidade/consciência fonêmica - habilidade ausente nos participantes analfabetos - e melhora a consciência silábica. Além disso, foi possível perceber a limitação da representação da linguagem dos participantes analfabetos, uma vez que apresentam mais dificuldades na repetição de palavras e pseudopalavras do que os participantes alfabetizados na infância.
Resumo em outro idioma: In this work we propose to investigate the learning of reading process by illiterate adults, exploring the changes in the perception of language as a result of literacy and the main factors responsible for the success of this process, such as phonological awareness, memory and the age of the individual. For this, we carried out an experimental research with a group of eleven illiterate adults, and a group of eleven ex-illiterate and literate in childhood, both from the same socioeconomic status. We applied a profile questionnaire, five tests to verify the knowledge in reading and one test to verify the memory. The results from these tests revealed that literacy allows the development of phonemic awareness – ability that is absent in illiterate participants - and it also improves syllabic awareness. Moreover, it was possible to the language limitation of the illiterate participants, because they present more difficulties in the repetition of words and pseudowords than the literate participants in childhood.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Letras
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Leitura - Estudo e ensino
Fonética
Analfabetismo - Brasil
Analfabetos
Linguagem e línguas
Educação de adultos
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Letras

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