Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFregapani, Letícia da Rosa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO impacto do domínio da leitura no desempenho dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental em língua portuguesa e em outras disciplinas.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLebler, Cristiane Dall' Cortivo-
dc.contributor.advisorcoUNISC-
dc.degree.departmentCurso de Letras Português - Espanholpt_BR
dc.description.abstractEste trabajo surge de la constatación de un momento complicado por el cual la escuela está pasando a respeto del mal desempeño de los alumnos en lectura, que queda impreso en el día a día en clase y en los resultados de evaluaciones gubernamentales, principalmente en los Años Finales de la Primaria. Delante de ese escenario, el objetivo de esta monografía es investigar el impacto del dominio de la lectura en el desempeño de los estudiantes de los Años Finales de la Primaria en Lengua Portuguesa y en otras asignaturas, a través de investigación bibliográfica. Esta investigación cuenta con fundamentación lingüística en la Teoría de la Enunciación de Benveniste, fundamentación pedagógica en los PCNs y en evaluacioanes gubernamentales, como el SAEB y el PISA, y fundamentación acerca de la lectura como un contenido transversal y promotor de autonomía en autores como Alliende y Condemarín y Regina Zilberman. A través de esa investigación gradual, concluimos que el trabajo con lectura no es solo responsabilidad de la asignatura de Lengua Portuguesa, debiendo ser desarrollado por todas las asignaturas escolares, teniendo en vista que el lenguaje es esencial a la constitución y a la comunicación humana y la lectura es un fin y un medio en el proceso de enseñanza-aprendizaje escolar y en la formación ciudadana.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguaspt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2575-
dc.date.accessioned2019-12-09T14:34:09Z-
dc.date.available2019-12-09T14:34:09Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho surge da constatação de um momento complicado pelo qual a escola está passando a respeito do mau desempenho dos alunos em leitura, que fica impresso no dia a dia em sala de aula e nos resultados de avaliações governamentais, principalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Diante desse cenário, o objetivo desta monografia é investigar o impacto do domínio da leitura no desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e em outras disciplinas, através de pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa conta com fundamentação linguística na Teoria da Enunciação de Benveniste, fundamentação pedagógica nos PCNs e em avaliações governamentais, como o SAEB e o PISA, e fundamentação acerca da leitura como um conteúdo transversal e promotor de autonomia em autores como Alliende e Condemarín e Regina Zilberman. Através dessa pesquisa gradativa, concluímos que o trabalho com leitura não é somente responsabilidade da disciplina de Língua Portuguesa, devendo ser desenvolvido por todas as disciplinas escolares, tendo em vista que a linguagem é essencial à constituição e à comunicação humana e a leitura é um fim e um meio no processo de ensino-aprendizagem escolar e na formação cidadã.pt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia da Rosa Fregapani.pdf705.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons