Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2575
Autor(es): Fregapani, Letícia da Rosa
Título: O impacto do domínio da leitura no desempenho dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental em língua portuguesa e em outras disciplinas.
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho surge da constatação de um momento complicado pelo qual a escola está passando a respeito do mau desempenho dos alunos em leitura, que fica impresso no dia a dia em sala de aula e nos resultados de avaliações governamentais, principalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Diante desse cenário, o objetivo desta monografia é investigar o impacto do domínio da leitura no desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e em outras disciplinas, através de pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa conta com fundamentação linguística na Teoria da Enunciação de Benveniste, fundamentação pedagógica nos PCNs e em avaliações governamentais, como o SAEB e o PISA, e fundamentação acerca da leitura como um conteúdo transversal e promotor de autonomia em autores como Alliende e Condemarín e Regina Zilberman. Através dessa pesquisa gradativa, concluímos que o trabalho com leitura não é somente responsabilidade da disciplina de Língua Portuguesa, devendo ser desenvolvido por todas as disciplinas escolares, tendo em vista que a linguagem é essencial à constituição e à comunicação humana e a leitura é um fim e um meio no processo de ensino-aprendizagem escolar e na formação cidadã.
Resumo em outro idioma: Este trabajo surge de la constatación de un momento complicado por el cual la escuela está pasando a respeto del mal desempeño de los alumnos en lectura, que queda impreso en el día a día en clase y en los resultados de evaluaciones gubernamentales, principalmente en los Años Finales de la Primaria. Delante de ese escenario, el objetivo de esta monografía es investigar el impacto del dominio de la lectura en el desempeño de los estudiantes de los Años Finales de la Primaria en Lengua Portuguesa y en otras asignaturas, a través de investigación bibliográfica. Esta investigación cuenta con fundamentación lingüística en la Teoría de la Enunciación de Benveniste, fundamentación pedagógica en los PCNs y en evaluacioanes gubernamentales, como el SAEB y el PISA, y fundamentación acerca de la lectura como un contenido transversal y promotor de autonomía en autores como Alliende y Condemarín y Regina Zilberman. A través de esa investigación gradual, concluimos que el trabajo con lectura no es solo responsabilidad de la asignatura de Lengua Portuguesa, debiendo ser desarrollado por todas las asignaturas escolares, teniendo en vista que el lenguaje es esencial a la constitución y a la comunicación humana y la lectura es un fin y un medio en el proceso de enseñanza-aprendizaje escolar y en la formación ciudadana.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Letras Português - Espanhol
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Leitura
Avaliação educacional
Linguagem e línguas
Ensino fundamental
Orientador(es): Lebler, Cristiane Dall' Cortivo
Coorientador(es): UNISC
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia da Rosa Fregapani.pdf705.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons