Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2580
Autor(es): Stulp, Bianca
Título: Alfabetização e letramento : possibilidades de contribuição da fonética e da fonologia.
Data do documento: 2017
Resumo: No presente trabalho, analisamos estudos sobre alfabetização e letramento buscando encontrar um meio de discutir sobre a necessidade de conhecimentos em linguística nesse processo. Através de pesquisa bibliográfica, buscamos definir como fonética e fonologia são necessárias não apenas aos métodos de alfabetização, mas também ao desenvolvimento pleno da alfabetização para fins de letramento. Desenvolvemos a pesquisa a fim de refletir sobre o processo de alfabetização, bem como sobre a importância de alicerçar a alfabetização na relação grafema-fonema, cuja base está no sistema fonológico de uma língua. De modo secundário, almejamos, de algum modo, compartilhar as reflexões com os professores dos anos iniciais. Autores como Soares (2004; 2014; 2016), Cagliari (1998; 2004), Moraes (2013) e Kleiman (1995; 1998) dão suporte a nossas afirmações, esclarecendo inclusive as orientações dos documentos oficiais brasileiros sobre educação. Após muitas leituras e reflexões, baseados em observações empíricas e também em estudos acadêmicos, concluímos que o conhecimento linguístico é fator primordial para os alfabetizadores e para os alunos. Para o primeiro grupo, é importante pois ele auxilia na elaboração de atividades adequadas à variedade de alunos encontrada e, ao segundo grupo, porque oferece chances muito maiores de desenvolvimento satisfatório em relação a estudantes que não tiveram a consciência linguística explicitamente sistematizada.
Resumo em outro idioma: In this work, we have analyzed literacy studies trying to found a way to alerting about the necessity of linguistic knowledge in this process. Through bibliographic research, we have searched to define how phonetics and phonology are necessaries for the two ways of literacy. We have developed the study for to reflect upon the literacy process, as well as, upon the importance of strongly based the literacy in the grapheme- phoneme association, which base is on the phonological system of one language. In a secondary way we hope to somehow share the reflections with teachers in the initial grades. Writers like Soares (2004; 2014; 2016), Cagliari (1998; 2004), Moraes (2013) and Kleiman (1995; 1998), support our statements, including the guidelines of the official Brazilian education documents. After a lot of readings and reflections, and based on empirical observations and on academic researches, we conclude that linguistic knowledge is a primary factor for literacy teachers and students. For the first group, it is important because it assists in the elaboration of adequate activities for the variety of students found, and, for the second group, because offers many more chances of satisfactory development in relation to students who did not have the linguistic conscience explicitly systematized.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Letras Português - Inglês
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Alfabetização
Letramento
Fonética
Fonologia
Orientador(es): Lebler, Cristiane Dall´ Cortivo
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