Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGass, Daiane Danielle-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMatilda : o magnífico mundo de quem lê.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSchneider, Elenor José-
dc.contributor.advisorcoFronckowiak, Ângela-
dc.degree.departmentCurso de Letras Português - Inglêspt_BR
dc.description.abstractIn this present work, we propose to investigate and understand how a young learns to enjoy reading, presenting a study about the character, since it impacts strongly on our reading habits, in a way that allows us to build a rapprochement with the books. The character studied is Matilda, the main figure of the homonymous work of Roald Dahl. Questioning the possible characteristics that facilitate the positive recognition for the act of reading, we focus on the discursive constitution of the character, which involves the psychological resourcefulness with which it is involved in the plot. We conclude affirming the importance of Matilda's narrative creation, insofar as her reading personality ends up functioning as a reading mediator, contributing to the strengthening of identification with books for children, youngsters and adults.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDahl, Roald. Matilda.pt_BR
dc.subject.otherLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subject.otherPersonagens literáriospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2581-
dc.date.accessioned2019-12-16T17:15:38Z-
dc.date.available2019-12-16T17:15:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho, nos propomos a investigar e compreender como um jovem aprende a gostar de ler, apresentando um estudo sobre a personagem, visto que essa impacta fortemente em nossos hábitos de leitura, de forma que nos propicia construir uma aproximação com os livros. A personagem estudada é Matilda, a figura principal da obra homônima, de Roald Dahl. Questionando as possíveis características que facilitam o reconhecimento positivo para o ato de ler, focamos na constituição discursiva da personagem, que abrange a desenvoltura psicológica com que se envolve no enredo. Concluímos, afirmando a importância da criação narrativa de Matilda, na medida em que sua personalidade leitora acaba funcionando como mediadora de leitura contribuindo para o fortalecimento da identificação com os livros tanto para crianças, quanto para jovens e adultos.pt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiane Gass.pdf390.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons