Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gass, Daiane Danielle | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Matilda : o magnífico mundo de quem lê. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Schneider, Elenor José | - |
dc.contributor.advisorco | Fronckowiak, Ângela | - |
dc.degree.department | Curso de Letras Português - Inglês | pt_BR |
dc.description.abstract | In this present work, we propose to investigate and understand how a young learns to enjoy reading, presenting a study about the character, since it impacts strongly on our reading habits, in a way that allows us to build a rapprochement with the books. The character studied is Matilda, the main figure of the homonymous work of Roald Dahl. Questioning the possible characteristics that facilitate the positive recognition for the act of reading, we focus on the discursive constitution of the character, which involves the psychological resourcefulness with which it is involved in the plot. We conclude affirming the importance of Matilda's narrative creation, insofar as her reading personality ends up functioning as a reading mediator, contributing to the strengthening of identification with books for children, youngsters and adults. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Dahl, Roald. Matilda. | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject.other | Personagens literários | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2581 | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-16T17:15:38Z | - |
dc.date.available | 2019-12-16T17:15:38Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho, nos propomos a investigar e compreender como um jovem aprende a gostar de ler, apresentando um estudo sobre a personagem, visto que essa impacta fortemente em nossos hábitos de leitura, de forma que nos propicia construir uma aproximação com os livros. A personagem estudada é Matilda, a figura principal da obra homônima, de Roald Dahl. Questionando as possíveis características que facilitam o reconhecimento positivo para o ato de ler, focamos na constituição discursiva da personagem, que abrange a desenvoltura psicológica com que se envolve no enredo. Concluímos, afirmando a importância da criação narrativa de Matilda, na medida em que sua personalidade leitora acaba funcionando como mediadora de leitura contribuindo para o fortalecimento da identificação com os livros tanto para crianças, quanto para jovens e adultos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daiane Gass.pdf | 390.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons