Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2604
Autor(es): Alves, Fabiana Dias
Título: Gestão de compras : um estudo de caso da empresa supermercado A Ltda.
Data do documento: 2019
Resumo: Gerenciar as empresas pelo ponto de vista dos processos é um dos grandes desafios da gestão eficaz nos dias atuais. A pesquisa analisou uma microempresa, que atua no ramo supermercadista, dispondo de mercadorias em geral, com predominância em produtos alimentícios. O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de compras de uma empresa do comércio varejista, assim como descreveu seu processo, diagnosticando suas deficiências e como isso está afetando seu desenvolvimento organizacional. Caracteriza-se como um estudo de caso, onde a coleta de dados ocorreu por intermédio de entrevistas com a sócia administradora da empresa e observações nas práticas utilizadas no dia a dia da organização. Os principais resultados que o trabalho obteve foram, constatar que a empresa necessita de mudanças e aprimoramento em muitas funções como o processo de compras e o planejamento, visto que este não ocorre de maneira adequada, e acaba provocando falhas nas quantidades adquiridas, resultando em perdas em vantagens competitivas da empresa no cenário local, inibindo seu crescimento enquanto organização. Concluiu-se com a pesquisa realizada que, a empresa possui capacidade para adotar as medidas necessárias e assim, garantir uma gestão de compras mais eficiente com reflexos positivos em termos oferta de melhores preços para seus clientes, possibilitando com isso, melhores condições de competir no mercado em que atua.
Resumo em outro idioma: Managing companies from a process standpoint is one of the great challenges of effective management today. The research analyzed a micro company, which operates in the supermarket business, having general merchandise, predominantly in food products. This paper aimed to analyze the purchasing process of a retail company, as well as describe its process, diagnosing its deficiencies and how it is affecting its organizational development. It is characterized as a case study, where data collection occurred through interviews with the managing partner of the company and observations on the practices used in the day to day of the organization. The main results that the work obtained were, to realize that the company needs changes and improvement in many functions such as the purchasing process and planning, as this does not occur properly, and ends up causing failures in the quantities acquired, resulting in losses. competitive advantages of the company in the local scenario, inhibiting its growth as an organization. The research concluded that the company has the capacity to adopt the necessary measures and thus ensure a more efficient purchasing management with positive consequences in terms of offering better prices to its customers, thus enabling better conditions to compete in the market. market in which it operates.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Administração
Tipo de obra: Selecione...
Assunto: Controle de estoque
Compras - Administração
Supermercados - Controle de estoque
Compras - Planejamento
Orientador(es): Holzschuh, Gilson Gilmar
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Dias Alves.pdf460.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons