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dc.contributor.authorLawall, Luísa-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo laboratorial de misturas asfálticas com diferentes tipos de ligante.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorKleinert, Thaís Radünz-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.otherAsfalto - Especificaçõespt_BR
dc.subject.otherBorrachapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2625-
dc.date.accessioned2020-01-14T11:42:20Z-
dc.date.available2020-01-14T11:42:20Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo decorrer desses últimos anos com o tráfego de veículos cada vez maior e das cargas exercidas sobre os pavimentos asfálticos tendo seus valores ultrapassados. Novas pesquisas foram sendo desenvolvidas e empresas de asfalto foram buscando novas técnicas para poder melhorar a qualidade, desempenho e a resistência do asfalto. Dentre essas melhorias vem se destacando a adição de modificadores de asfalto, que através deles espera-se adquirir uma melhor durabilidade ao pavimento. Tendo em vista a importância desses materiais, o objetivo do presente estudo foi analisar o comportamento mecânico das misturas asfálticas com diferentes tipos de ligantes. Para isso foram definidos três tipos de ligantes: asfalto convencional, asfalto borracha e asfalto modificado com polímero. Foi realizada a caracterização dos mesmos e dentre os ensaios mecânicos analisados estão o marshall, o de resistência à tração por compressão diametral e o módulo de resiliência. Com os resultados obtidos pode-se concluir que os ligantes utilizados nas misturas asfálticas melhoraram o comportamento e auxiliaram no aumento da resistência dessas misturas. O asfalto com polímero se destacou no módulo de resiliência, o qual representa a realidade do tráfego de veículos e os efeitos que eles causam sobre a camada de revestimento.pt_BR
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