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dc.contributor.authorRezende, Caroline Castilhos-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo de estabilização de material fresado com adição de areia de fundição para o uso em camadas de pavimentos.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorNervis, Leandro Olivio-
dc.contributor.advisorcoSchmitz, Anelise-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPavimentos flexíveispt_BR
dc.subject.otherAsfalto - Especificaçõespt_BR
dc.subject.otherPavimentos - Manutenção e reparospt_BR
dc.subject.otherRodovias - Projetos e construçãopt_BR
dc.subject.otherEstradas - Projetos e construçãopt_BR
dc.subject.otherEstradas - Manutenção e reparospt_BR
dc.subject.otherPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.otherAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subject.otherProdutos recicladospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2627-
dc.date.accessioned2020-01-14T12:44:40Z-
dc.date.available2020-01-14T12:44:40Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o principal modal de transporte é o rodoviário, com uma extensa malha pavimentada. No entanto, grande parte das rodovias apresentam degradação. Frente a esse desgaste, uma técnica empregada é a reciclagem de pavimentos, que consiste na fresagem das camadas para posterior reaproveitamento dos materiais. O presente trabalho tem como objetivo o estudo do material fresado, oriundo da RSC-287 (Km 123), vislumbrando o emprego em camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis. Buscou-se a caracterização do material e a estabilização com areia de fundição, comparando com o pó de brita, e dimensionamento pelo método do DNIT e análise mecanística-empírica. Realizou-se a análise granulométrica dos materiais para definição dos traços das misturas, enquadrando-os na Classe C para bases granulométricas do DAER. Os traços adotados são de 80% Fresado + 20% Areia de Fundição + 3% Cimento e 60% Fresado + 40% Pó de Brita + 3% Cimento. A partir disso, os seguintes ensaios foram realizados: equivalente de areia, compactação, Índice de Suporte Califórnia (ISC), resistência à compressão simples, resistência à tração por compressão diametral e triaxial de carga repetida para obtenção de módulo de resiliência (MR). A partir dos resultados, viu-se que ambas as misturas apresentaram valores semelhantes de peso específico e umidade ótima. Quanto ao ISC, obteve-se um valor superior na mistura com areia de fundição e baixa expansão para ambas. A resistência à compressão simples foi similar entre os materiais, mas a resistência a tração por compressão diametral foi maior no traço com areia de fundição. A partir dos resultados, obteve-se a envoltória de Mohr-Coulomb, onde a coesão para o traço com areia de fundição foi maior em relação ao traço com pó de brita e o ângulo de atrito menor. O ensaio triaxial mostrou a influência da tensão confinante e modelos de cálculo para o MR foram gerados pela soma de tensões. Assim, viu-se a possibilidade do uso do fresado e areia de fundição como camada de base. Com o dimensionamento, avaliou-se que métodos mecanísticos-empíricos são mais precisos e que a base com areia de fundição apresenta características mais econômicas, com espessuras menores, além de ser favorável ao meio ambiente.pt_BR
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