Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2640
Autor(es): Guimarães, Janaina
Título: A potência transformadora da biodança na escola : a educação como um ato de criação.
Data do documento: 2019
Protocolo CEP: 3.078.335 de 12 e dezembro de 2018
Resumo: A partir desta pesquisa, busquei perceber, na prática metodológica da Biodança, realizada com crianças em uma Instituição Escolar de Santa Maria-RS, a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência, o quanto a afetividade, parte do eixo "potencial genético-integração" deste método, é importante para o processo educacional do ser. Além da afetividade foram observados outros processos que perpassam a educação, não só das crianças, em uma Instituição, mas a de uma educadora que se auto-organiza no processo de ensino-aprendizagem, revendo suas metodologias em busca de uma potencialização, também, no ato de educar. Com uma base teórica para os temas que foram abordados, salienta-se a constituição identitária de alunos entre nove e treze anos através dos processos educativos pelo qual todo ser humano passa. Para isso, foram observadas aulas de Biodança conduzidas pela facilitadora-educadora, que planejou e executou treze encontros com práticas e movimentos usados na metodologia da Biodança com ênfase na prática com a argila. As metodologias desenvolvidas para a compreensão da pesquisa foram a fenomenologia e a autoetnografia colaborativa. A primeira consiste na percepção do que acontece em um determinado tempo e espaço, já a segunda, consiste numa abordagem em que o pesquisador e pesquisandos, a partir de suas próprias experiências na pesquisa, tornam-se também parte desse processo. A escrita teve um caráter colaborativo, pois a facilitadora-educadora participou, numa atitude dialógica, do processo de efetivação dessa escrita, proporcionando a ela uma oportunidade de expressão quanto à experiência vivida como educadora. Como elucidações finais percebi que cada educador ao promover experiências no campo educacional, viabiliza entendimentos de si e de seu processo na educação, assim como possibilita a potência de aprendizagem com todos aqueles e aquelas as quais participam do processo. A Biodança, como modelo educativo, é viável no contexto escolar, pois proporciona um espaço de aprendizagem humanizadora que leva, tanto educando, quanto educador a vivenciar e poder compreender o processo de desenvolvimento de potenciais da identidade, em que, um dos fatores, entre outros, o da afetividade, no qual, educar-se é vital. Nesse contexto, a Biodança em argila contribui para o processo de aprendizagem individual, porque resgata o mais íntimo de cada ser para que o encontro proporcione condições do manifesto da natureza. O contato com a argila proporcionou uma manifestação do vivido e potencializou a expressão criativa e afetiva de cada criança.
Resumo em outro idioma: From this research, I tried to understand, methodological practice of Biodance. It was carried out with children in a School Institution of Santa Maria-RS, Nossa Senhora da Providência Elementary School. The level of affectivity, part of axis "genetic potential-integration" is important in education process being. In addition to the affectivity, other processes were observed that cross the education, not only of the children, in an Institution, but that of an educator who organizes itself in the process of teaching-learning, reviewing its methodologies in search of a potentialization, also, in the act of educating. With a theoretical basis for the themes that were approached, the identity constitution of students between nine and thirteen years old is highlighted through the educational processes human being passes. For this, Biodance classes were observed, conducted by the facilitator-educator, who planned and executed thirteen meetings with practices and movements used in the methodology of Biodance with emphasis in the practice with the clay. The methodologies developed for the understanding of the research were the phenomenology and the collaborative autoethnography. The first is the perception of what happens in a deterrmined time and space. Yet, the second is an approach in which the researcher and researchers, from their own research experiences, also become part of this process. The writing had a collaborative character, so that the facilitator-educator participated, in a dialogical attitude, of the process of effectuation of this writing, giving her an opportunity of expression as to the experience lived as an educator. As final elucidations I realized that each educator in promoting experiences in the educational field, makes possible understandings of itself and its process in education, as well as enables the power of learning with all those and those who participate in the process. Biodance, as an educational model, it is feasible in the school context, as it provides a humanizing learning space that leads both educatee and educators to experience and be able to understand the process of development of identity potentials, in which one of the factors, among them, affectivity, in which educating oneself is vital. In this context, Biodanza in clay contributes to the process of individual learning, because it rescues the innermost of each individual so that the encounter provides conditions for the manifesto of nature. The contact with the clay provided a manifestation of the lived and potentiated the creative and affective expression of each child.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Biodança
Afeto (Psicologia)
Educação
Aprendizagem
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janaina Guimarães.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons