Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Samanta Ghisleni-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleImplicação dos pilares do pensamento computacional na resolução de problemas na escola.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.contributor.advisorcoFrozza, Rejane-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractComputing fast development affects the way society acts, organizes and evolves. Considering this, it is essential that school prepares students not only for the use of computing devices, but also to understand the changes they cause in life in society, and especially to, in addition to using them, produce what makes them useful: hardware and software. Computing involves more than the use and architecture of machines, it provides the means for people to understand, organize, and structure their thinking for problem solving. The field that enables the understanding and development of these skills is called Computational Thinking. Considering the various aspects of this process, this study aims to understand and explain how the pillars of Computational Thinking – analysis, abstraction and automation – are evidenced in problem solving in school. In order to follow and understand the strategies and the pillars used by students during problem solving, this investigation implicated in a qualitative bibliographic and exploratory research, which involved a semi-structured interview, a proposition of two plugged and three unplugged problems to four students from elementary education and the monitoring of actions performed by the participants, totaling six meetings. The procedures developed and the questions asked pointed out that students highlight the pillars of Computational Thinking when they learn to think the logical problems solving of school and daily life activities.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherComputaçãopt_BR
dc.subject.otherSolução de problemaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2641-
dc.date.accessioned2020-01-16T12:35:42Z-
dc.date.available2020-01-16T12:35:42Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO rápido desenvolvimento da Computação impacta na forma como a sociedade atua, se organiza e evolui. Nesse sentido, é essencial que a escola prepare os estudantes não apenas para a utilização dos dispositivos computacionais, mas para que entendam as mudanças que causam na vida em sociedade, e, principalmente, para que possam, além de utilizá-los, produzir aquilo que os torna úteis: hardware e software. A Computação envolve mais do que a utilização e a arquitetura das máquinas, uma vez que provém os meios para que as pessoas compreendam, organizem e estruturem seu pensamento para a resolução de problemas. O campo que viabiliza a compreensão e o desenvolvimento dessas habilidades é o Pensamento Computacional. Considerando os diversos aspectos desse processo, neste estudo busca-se compreender e explicitar como os pilares do Pensamento Computacional - a análise, a abstração e a automação - são evidenciados na resolução de problemas na escola. Com o objetivo de acompanhar e entender as estratégias e pilares utilizados pelos estudantes durante a resolução de problemas, a investigação proposta implicou na realização de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e exploratória, com entrevista semiestruturada, proposição de dois problemas plugados e três desplugados a quatro estudantes da Educação Básica e o acompanhamento das ações desempenhadas pelos participantes, totalizando seis encontros. As ações desenvolvidas e os questionamentos feitos apontaram que os estudantes evidenciam os pilares do Pensamento Computacional quando aprendem a pensar a resolução de problemas lógicos das atividades escolares e da vida cotidiana.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samanta Ghisleni Marques.pdf864.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons