Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2647
Autor(es): Matte, Josiane da Silveira
Título: Prevalência de estresse, ansiedade e depressão em estudantes do ensino médio de uma escola estadual no interior do RS.
Data do documento: 2019
Protocolo CEP: 3.550.733 03/09/2019
Resumo: Os transtornos mentais afetam grande parte da população, atingindo cerca de 15% de crianças e adolescentes, interferindo na qualidade de vida, impedindo a realização de tarefas do dia-a-dia, podendo desencadear inúmeras doenças. Estudantes estão expostos a inúmeras situações de estresse que podem gerar frustrações e ocasionar aumento dos níveis de cortisol, impactando diretamente no seu desempenho escolar. Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de estresse, ansiedade e depressão no 1° e 3° ano do ensino médio da escola Estadual João Habekost do interior de Rio Pardo-RS. Foi realizado um estudo transversal com estudantes do 1° e 3° ano do ensino médio da escola João Habekost, através da Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (DASS), foi aplicada coletivamente nas turmas após permissão prévia dos professores. Também dosou-se o cortisol salivar, sendo que este foi auto-coletado pelos estudantes, e analisado pelo método de eletroquimioluminescência. Os resultados encontrados foram relacionados com os níveis de estresse encontrado na escala DASS. A amostra foi caracteriza por 98,2% solteiros, com idade média de 16 anos e prevaleceu o sexo masculino com 53,6%. A maioria dos entrevistados relataram ser saudável, realizam exames preventivos e consultam ao dentista regularmente. No que se refere à escolaridade 62,5% correspondiam ao 1° ano. Conclui-se que a prevalência de estresse, ansiedade e depressão ficou no 3° ano, com gravidade de suave a extremamente severa. Não houve diferença significativa no cortisol salivar.
Resumo em outro idioma: Mental disorders affect a large part of the population, affecting about 15% of children and adolescents, interfering with the quality of life, preventing the accomplishment of daily tasks and can trigger countless diseases. Students are exposed to numerous stress situations that can cause frustrations and increase cortisol levels, directly impacting their school performance. This study aimed to evaluate the prevalence of stress, anxiety and depression in the 1st and 3rd years of high school at João Habekost State School in the interior of Rio Pardo-RS. A cross-sectional study was conducted with students from the 1st and 3rd grades of João Habekost High School, through the Stress, Anxiety and Depression Scale (DASS), which was applied collectively in the classes after the teachers' prior permission. Salivary cortisol was also dosed, which was self-collected by the students and analyzed by the electrochemiluminescence method. The results were related to the stress levels found in the DASS scale. The sample was characterized by 98.2% single, with an average age of 16 years and the male prevailed with 53.6%. Most respondents reported being healthy, undergoing preventive checkups and consulting with the dentist regularly. Regarding education, 62.5% corresponded to the 1st year. It was concluded that the prevalence of stress, anxiety and depression was in the 3rd year, with mild to extremely severe severity. There was no significant difference in salivary cortisol.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Farmácia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Ansiedade em adolescentes
Depressão da adolescência
Estresse
Hidrocortisona
Orientador(es): Renner, Jane Dagmar Pollo
Coorientador(es): Bullé, Danielly Joani
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josiane da Silveira Matte.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons