Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2648
Autor(es): Silva, Caroline Mendel da
Título: Avaliação da efetividade da educação farmacêutica no conhecimento sobre hipertensão em indivíduos participantes de grupos de saúde.
Data do documento: 2019
Protocolo CEP: 3.078.226 - 12/12/2018
Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por um alto índice de morbimortalidade em âmbito mundial. Uma das principais DCNT é a hipertensão arterial sistêmica (HAS), que se caracteriza por ser uma condição clínica multifatorial que resulta no aumento da pressão sanguínea nas artérias. O tratamento da HAS abrange fatores terapêuticos e educativos, e neste contexto, o papel do profissional farmacêutico é essencial, já que o mesmo possui atributos que contribuem para a prevenção e promoção da saúde, que vão desde a educação em saúde até as orientações do tratamento e acompanhamento do quadro clínico do paciente. Considerando que o conhecimento da HAS e de seus fatores de risco facilitam a prevenção de novos casos, adesão ao tratamento e controle da pressão arterial (PA), a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade da educação farmacêutica no conhecimento sobre hipertensão em indivíduos participantes de grupos de saúde. Tratou-se de um estudo quase-experimental, com aplicação de questionário antes e após as intervenções farmacêuticas de educação em saúde, em grupos de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos municípios de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Os sujeitos da pesquisa foram 62 participantes ativos dos grupos de saúde, de ambos os sexos e maiores de 18 anos. A coleta de dados compreendeu o período de março a junho de 2019, os dados foram analisados de modo estatístico descritivo, através de médias, desvio padrão e frequências e após, digitados em planilhas do Microsoft Office Excel 2007 e analisados pelo software SPSS versão 20.0. As estratégias utilizadas na educação farmacêutica mostraram-se efetivas na construção do conhecimento sobre HAS, visto que os percentuais de acerto de todas as alternativas variavam de 6,5% a 85,4% no questionário pré-intervenção e 56,4% a 100% no pós-intervenção, além disso, ao considerar a soma do número total de acertos em todas as questões (1178 acertos), houve um aumento de 825 para 1116 respostas corretas, evidenciando que todos os participantes elevaram seu nível de conhecimento frente à doença. Conclui-se que a atividade de educação em saúde utilizada no estudo é eficaz. Recomenda-se que as unidades de saúde aprimorem seus serviços, focando em estratégias e ações educativas que sejam condizentes com a realidade dos usuários participantes. Espera-se que este estudo traga benefícios futuros para a saúde pública, através do fortalecimento de estratégias de inserção da educação farmacêutica em grupos de saúde, além de propiciar a elaboração de novas estratégias de intervenção, promovendo um maior engajamento da comunidade nessas atividades.
Resumo em outro idioma: Chronic non-transmissible diseases (NCDs) are responsible for a high rate of morbidity and mortality worldwide. One of the main NCDs is systemic arterial hypertension (SAH), which is characterized by being a multifactorial clinical condition that results in increased blood pressure in the arteries. The treatment of hypertension encompasses therapeutic and educational factors, and in this context, the role of the pharmaceutical professional is essential, as it has attributes that contribute to health prevention and promotion, ranging from health education to treatment guidelines. and monitoring of the patient's clinical condition. Considering that knowledge of hypertension and its risk factors facilitate the prevention of new cases, treatment adherence and blood pressure (BP) control, the present study aimed to evaluate the effectiveness of pharmaceutical education in knowledge about hypertension in participating individuals. of health groups. This was a quasi-experimental study, with a questionnaire applied before and after the health education pharmaceutical interventions, in health groups of the Basic Health Units (UBS) and Family Health Strategies (FHS) of the municipalities of Santa Cruz do Sul and Vera Cruz. The research subjects were 62 active participants of health groups, of both sexes and over 18 years. Data collection included the period from March to June 2019, the data were analyzed descriptively, through means, standard deviation and frequencies and then typed in Microsoft Office Excel 2007 spreadsheets and analyzed using SPSS version 20.0 software. The strategies used in pharmaceutical education were effective in the construction of knowledge about hypertension, since the percentages of correct answers for all alternatives ranged from 6.5% to 85.4% in the pre-intervention questionnaire and 56.4% to 100%. % post-intervention, in addition, when considering the sum of the total number of correct answers in all questions (1178 correct answers), there was an increase from 825 to 1116 correct answers, showing that all participants increased their level of knowledge regarding the disease. It is concluded that the health education activity used in the study is effective. It is recommended that health facilities improve their services, focusing on educational strategies and actions that are consistent with the reality of the participating users. It is expected that this study will bring future benefits to public health by strengthening strategies for the insertion of pharmaceutical education in health groups, as well as providing the development of new intervention strategies, promoting greater community engagement in these activities.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Farmácia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Hipertensão
Educação em saúde
Doença crônica
Orientador(es): Schneider, Ana Paula Helfer
Coorientador(es): Morsch, Lisoni Muller
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