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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKoepp, Janine-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFormação e mercado de trabalho de pessoas com deficiência.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorViegas, Moacir Fernando-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe professional insert in the job market can be understood as a limited field, both in the educational and in the productive system. This dynamics of autonomy and dependence between the two systems happens with the common individuals and even with the people with disability. For the people with disability the job has similar meanings than to the others. The job means for them an activity with a salary and a social position, which brings personal valorization feelings. The obligation of the Federal Law 8.213/91, which creates quotes of employability, is making the companies to hire people with disability. However, the insert in the job market has found difficulties in the professional qualification of the future employee, because of the educational process that has fragilities and opens an important blank in the preparation of this individual to exert job activities. Because of this problem, it was made a research about which educational practices exist in the preparation and qualification of the people with disability for the job market. The research was qualitative and exploratory. It was made in companies in Santa Cruz do Sul (RS) which had the quotes program instituted. The individuals of the research were the People with disability, the Coordinators of the Sector and the representatives of the Human Resources of the companies. The interviews were in the companies were about the qualification of these employees and the process of insert in the job environment. About the qualification, it was identified that exist a devaluation of the intellectual qualification of the people with disability coming from the companies; this is related to the fact that the developed activities for the people with disability are in an operational and executable level. However, the people with disability visualize in the qualification the possibility of emancipation and also of improvement in their life quality. Related to the insert in the job market, the research indentified the inexistence of educational practices in the companies. These practices would be an alternative for both the qualification of the workmanship for the hire and also a mechanism to guarantee the best insert of this worker in the job. With the intention to know a little of the job market situation for the people with disability in Santa Cruz do Sul and compare with the national reality, registers were analyzed in the Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social(FGTAS/Sine) from 2005 to 2009, material that was also a support to choose the participant companies.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherPessoas com deficiência - Empregopt_BR
dc.subject.otherMercado de trabalhopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/265-
dc.date.accessioned2015-07-23T12:13:29Z-
dc.date.available2015-07-23T12:13:29Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA inserção profissional no mercado de trabalho pode ser entendida como um campo limitado, de um lado pelo sistema educativo e, de outro, pelo sistema produtivo. Essa dinâmica de autonomia e dependência entre os dois sistemas aplica-se tanto para os indivíduos comuns como para as Pessoas com Deficiência (PcD). Para as PcD o trabalho possui significados semelhantes aos demais. O trabalho significa para eles uma atividade salarial e uma posição social, a qual gera sentimentos de valorização pessoal. A obrigatoriedade da Lei Federal 8.213/91, que cria cotas de empregabilidade, tem impulsionado a contratação das PcD por parte das empresas. No entanto, esse movimento de inserção no mercado de trabalho tem encontrado dificuldades na questão da qualificação profissional deste futuro trabalhador, uma vez que o seu processo educacional apresenta fragilidades e abre uma lacuna importante no que se refere ao preparo deste indivíduo para exercer atividades de trabalho. Mediante essa problemática; foram pesquisadas quais as práticas educativas que existem na preparação e qualificação da PcD para o mercado de trabalho. A pesquisa foi qualitativa e exploratória. Foi realizada em empresas do município de Santa Cruz do Sul (RS) que possuíam o programa de cotas instituído. Os sujeitos da pesquisa foram as Pessoas com Deficiência, os Coordenadores de Setor e os representantes dos Recursos Humanos das empresas. As entrevistas realizadas nas empresas cercaram as questões referentes à formação desses trabalhadores e ao processo de inserção no ambiente de trabalho. Em relação à formação, identificou-se que existe uma desvalorização da formação intelectual da força de trabalho da PcD por parte das empresas, isso está relacionado ao fato das atividades desenvolvidas pelas PcD serem a nível operacional e executável. No entanto, as PcD visualizam na formação a possibilidade de emancipação e também de melhorar a sua qualidade de vida. Em relação à inserção no ambiente de trabalho, a pesquisa identificou a inexistência de práticas educativas dentro das empresas. Essas práticas seriam uma alternativa tanto para a formação de mão-de-obra para contratação como também mecanismo para garantir a melhor inserção desse trabalhador no trabalho. Com o intuito de conhecer um pouco a situação de emprego da PcD no município de Santa Cruz do Sul e comparar com a realidade nacional, analisaram-se registros da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social(FGTAS/Sine) no período de 2005-2009, material que também serviu de apoio para a escolha das empresas participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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