Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2668
Autor(es): Vieira, Simone Tamires
Título: A dialética da in/ exclusão em sala de recursos multifuncional : um estudo na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2019
Resumo: Esta dissertação analisa experiências com as Salas de Recursos na rede pública estadual de ensino, particularmente no que tange a um estudo que se limita a uma escola da área de abrangência da Segunda Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (2ª CRE). A investigação busca compreender os depoimentos de in/exclusão de estudantes que frequentam ou estiveram em Salas de Recursos e o que dizem suas experiências sobre violência simbólica e possibilidades emancipatórias. Com a intenção de não se esgotar as possibilidades de abordagem e considerando a emergência das Salas de Recursos, as suas digressões e reflexões de ordem teórica que contribuíram para estudo qualitativo. As técnicas para produção/coleta de dados foram a observação, a entrevista e a análise de documentos, tendo como sujeitos participantes da pesquisa a professora responsável pelo atendimento na Sala de Recursos e quatro estudantes que frequentam ou estiveram na Sala de Recursos em uma escola da rede pública estadual, no âmbito da 2 ª CRE na cidade de Novo Hamburgo, com idades entre 14 e 18 anos. Procurei dar visibilidade a dois pontos que possam servir de norte para reflexões sobre o tema: um deles enfatiza a perspectiva de pensar a in/exclusão de forma dialética; o outro apresenta algumas contribuições e possibilidades de ler as experiências de/com a Sala de Recursos a partir de categorias e conceitos estudados em obras de Pierre Bourdieu, Bernard Charlot e Paulo Freire. Guardadas as diferenças entre esses referenciais, foi possível problematizar o tema tecendo sinergicamente algumas das contribuições teóricas desses autores. Dos depoimentos emergiu a realidade vivenciada por estudantes, a preocupação e a sensação de impotência diante do sistema e da escola, que de forma geral, ainda não está preparada para atender no cotidiano escolar à diversidade do alunado que é, atualmente, tão presente.
Resumo em outro idioma: This tese analyzes experiences with the Resource Rooms in the state public education system, particularly regarding a case study that is limited to a school in the area of coverage of the second Regional Coordination of Education of the state of Rio Grande do Sul (2nd CRE). The research seeks to understand which are the in / out narratives by students who attend or have been in Resource Rooms and what their experiences about symbolic violence and emancipatory possibilities tell us. Without the pretension of exhausting the possibilities of approach and without disregarding the emergence of the Resource Rooms, their digressions and theoretical reflections that contributed to a qualitative case study. The techniques for producing / collecting data are participant observation, interviewing and document analysis. The subjects that participated in the research were four students who attended or attended the Resource Room in a school in the state public network, within the scope of 2 CRE in the city of Novo Hamburgo, aged between 14 and 18 years. I tried to give visibility to two points that could serve as a motto for reflections on the theme. One of them, emphasizes the perspective of thinking the in / exclusion dialectically. The other presents some contributions and possibilities to read the experiences of and with the Resource Room from some categories and concepts studied in works by Pierre Bourdieu, Bernand Charlot and Paulo Freire. Given the differences between these references, it is possible to qualify the problematization on the subject by synergistically conceiving some of the theoretical contributions of these authors. From the narrative emerges the reality experienced students, the concern and the feeling of impotence before the system and the school, which in general, are not yet prepared to attend to this diversity of students that is currently so present in the daily school.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Deficiência intelectual
Escolas públicas - Rio Grande do Sul
Orientador(es): Silveira, Eder da Silva
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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