Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCamillo, Eliane Juraski-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleÓcio e trabalho docente : um estudo em Sobradinho - RS e municípios circunvizinhos.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorAlbornoz, Suzana-
dc.contributor.advisorcoMartini, Rosa Maria F.-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe present investigation is product of an inquiry carried through on the experiences of teachers with intention to investigate on leisure and teaching work, more specifically on the place of the leisure it enters the operating teachers in the city of Sobradinho-RS and the outskirts. Such cities, in the past, had belonged the Sobradinho, being that, gradually, form if separating and consolidating, through the emancipations, its independence administrative politics and. In the research, which was opted to the way to make boarding called life history, it forms contemplated professors that they live/act in the cities of Sobradinho, Segredo, Passa Sete, Arroio do Tigre and Ibarama. They had been salient pertinent aspects to the current context, the education, the teaching work and to the leisure, argued for a roll of authors, interlacing itself, thus, with the auscultated reality it enters the citizens of the research, establishing itself, in this manner, a communion between the theory and the practical one. The inquiry subject revealed excellent, therefore it showed how much the leisure, something so important in the personal plan and professional it is absent in the routine of the searched citizens, influencing directly in the constitution of these professional/citizens.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores - Sobradinho (RS)pt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherÓciopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/266-
dc.date.accessioned2015-07-23T12:23:28Z-
dc.date.available2015-07-23T12:23:28Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é produto de uma investigação realizada sobre as vivências de professores com o intuito de perquirir sobre ócio e trabalho docente, mais especificamente sobre o lugar do ócio entre os professores atuantes no município de Sobradinho-RS e seus entornos. Tais municípios, no passado, pertenceram a Sobradinho, sendo que, paulatinamente, forma se desmembrando e consolidando, através das emancipações, sua independência política e administrativa. Na pesquisa, a qual optou-se pela abordagem metodológica denominada história de vida, forma contemplados docentes que moram/atuam nos municípios de Sobradinho, Segredo, Passa Sete, Arroio do Tigre e Ibarama. Foram ressaltados aspectos pertinentes ao atual contexto, à educação, ao trabalho docente e ao ócio, teorizados por um rol de autores, coadunando, assim, com a realidade auscultada entre os sujeitos da pesquisa, estabelecendo-se, desse modo, uma comunhão entre a teoria e a prática. O tema de investigação mostrou-se relevante, pois exibiu o quanto o ócio, algo tão importante no plano pessoal e profissional está ausente na rotina dos sujeitos pesquisados, influenciando diretamente na constituição desses sujeitos/profissionais.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElianeCamillo.pdf823.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons