Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2670
Autor(es): Petry, Daniel Barcelos
Título: Trajetórias de trabalho e educação de dependentes químicos usuários do CAPS AD III.
Data do documento: 2019
Protocolo CEP: 3.411.039 (25/06/2019)
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender as trajetórias de educação e trabalho de usuários de substâncias psicoativas que utilizam o serviço ofertado pelo CAPS AD III na cidade de Santa Cruz do Sul, RS, e os significados que possuem hoje na vida desses sujeitos. O estudo utilizou a metodologia qualitativa e como técnica principal a entrevista semiestruturada realizada com um total de cinco participantes, as quais tiveram seu áudio gravado e posteriormente analisadas pelo método da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os participantes da pesquisa iniciaram seu percurso no mundo do trabalho ainda jovens, em especial no trabalho informal, motivados pela necessidade de ajudar nas despesas familiares ou mesmo para sair do ambiente familiar conflituoso. A pesquisa também identificou que começaram com o uso de substâncias psicoativas no período compreendido entre a infância e a adolescência motivados pela curiosidade, por eventos traumáticos ocorridos dentro do seio familiar ou pela influência dos amigos dentro do círculo social. Com relação às trajetórias escolares, foi observado que a formação escolar dos pais reflete na importância dada aos estudos dos filhos, sendo que da amostra participante dessa pesquisa somente dois deles tiveram a oportunidade de uma educação de nível superior. Os demais relatam diversos eventos que foram motivadores para o desinteresse pela escola, o que, em geral, gerou percepções de perda de oportunidades ao longo da vida.
Resumo em outro idioma: This research aimed to understand the education and work trajectories of psychoactive substance users who use the service offered by CAPS AD III in the city of Santa Cruz do Sul, RS, and the meanings they have today in the lives of these subjects. The study used the qualitative methodology and as the main technique the semi-structured interview conducted with a total of five participants, who had their audio recorded and later analyzed by the content analysis method. The results indicate that the research participants started their journey in the world of work at a young age, especially in informal work, motivated by the need to help with family expenses or even to leave the conflicting family environment. The research also identified that they began with the use of psychoactive substances in the period between childhood and adolescence motivated by curiosity, traumatic events within the family or the influence of friends within the social circle. Regarding school trajectories, it was observed that parents' educational background reflects the importance given to their children's studies, and of the sample participating in this research only two of them had the opportunity for a higher education. The others report several events that motivated the lack of interest in school, which generally generated perceptions of loss of opportunities throughout life.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Centro de Atenção Psicossocial (Santa Cruz do Sul, RS)
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Cocaína crack
Drogas ilícitas
Serviços de saúde mental
Educação
Trabalho
Dependência
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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