Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2676
Autor(es): Silva, Júlia Ipê da
Título: Identidade territorial das favelas do Rio de Janeiro/RS : um olhar a partir da agência de notícias das favelas.
Data do documento: 2019
Resumo: Esta dissertação objetiva compreender como os conteúdos veiculados pela Agência de Notícias das Favelas atuam na construção da identidade territorial das favelas do Rio de Janeiro. A organização é composta por mais de 400 colaboradores, em sua maioria moradores de favela, que escrevem as notícias com o objetivo de apresentar uma perspectiva dos fatos diferente do que é feito pela grande mídia. O trabalho feito por estudo de caso de natureza qualitativa, parte de análises teóricas sobre o processo de segregação sócio espacial do Rio de Janeiro, perpassando conceitos sobre cidade, espaço urbano e favelização. Também foi feito um resgate bibliográfico sobre a temática da identidade e identidade territorial, trazendo uma reflexão sobre o papel da mídia neste processo de construção identitária. Buscou-se fazer uma detalhada descrição do funcionamento da Agência de Notícias das Favelas e os canais de comunicação que a organização mantém. A partir de abordagens sobre a comunicação alternativa e das práticas jornalísticas exercidas pela própria entidade, almejou-se compreender de que forma a ANF apresenta os seus conteúdos e, a partir deles, identificar elementos identitários. A coleta de dados deu-se por questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas, além da análise ser feita de forma documental e pelos conteúdos veiculados pela Agência. Foram selecionadas oito notícias para serem analisadas com o objetivo de identificar características identitárias a partir dos seguintes aspectos: culturais, sociais, urbanos e políticos, sendo que o que emergiu das notícias foi cotejado com dados apontados pelas entrevistas e questionários. Percebeu-se que a Agência se propõe muito mais a apresentar os conteúdos a partir da perspectiva dos moradores do que, propriamente, confrontar um estereótipo da favela e de seus moradores construído pela mídia hegemônica. Foi percebido, também, que a ANF se enquadra no contexto do jornalismo alternativo e funciona muito mais como uma mídia do que, propriamente, como uma agência de notícias. Por fim, constatou-se que a Agência de Notícias das Favelas atua na construção da identidade sobre as favelas por destacar elementos identitários sob a perspectiva de quem vive naqueles territórios.
Resumo em outro idioma: This dissertation aims to understand how the contents conveyed by the Agência de Notícias das Favelas act in the construction of the territorial identity of the favelas of Rio de Janeiro. The organization is made up of more than 400 employees, mostly slum dwellers, who write the news in order to present a different perspective on what the mainstream media does. The work done by a case study of qualitative nature, starts from theoretical analyzes about the process of social and spatial segregation of Rio de Janeiro, going through concepts about city, urban space and favelization. It was also made a bibliographic review on the theme of identity and territorial identity, bringing a reflection on the role of the media in this process of identity construction. We sought to give a detailed description of the operation of the Agência de Notícias das Favelas and the communication channels that the organization maintains. Based on approaches to alternative communication and journalistic practices exercised by the entity itself, the objective was to understand how the ANF presents its contents and, from them, identify identity elements. Data were collected through a structured questionnaire and semi-structured interviews, in addition to the analysis being done in a documentary way and by the content conveyed by the Agency. Eight stories were selected to be analyzed in order to identify identity characteristics from the following aspects: cultural, social, urban and political, and what emerged from the news was collated with data pointed by interviews and questionnaires. It was noticed that the Agency proposes much more to present the contents from the residents' perspective than to confront a stereotype of the favela and its residents built by the hegemonic media. It was also noticed that the ANF fits into the context of alternative journalism and functions much more as a media than as a news agency. Finally, it was found that the Agência de Notícias das Favelas acts in the construction of identity about the favelas by highlighting identity elements from the perspective of those who live in those territories.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Favelas - Rio de Janeiro (RJ)
Conflito social - Rio de Janeiro (RJ)
Desenvolvimento regional - Rio de Janeiro (RJ)
Agência de notícias - Rio de Janeiro (RJ)
Identidade social
Divisões territoriais e administrativas
Mídia (Publicidade)
Comunicação
Orientador(es): Felippi, Ângela Cristina Trevisan
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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