Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaurio, Cristian-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMétodo de apoio para a melhoria da gestão organizacional através de indicadores de desempenho e gestão de processos.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorNara, Elpídio Oscar Benitez-
dc.contributor.advisorcoKipper, Liane Mählmann-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriaispt_BR
dc.description.abstractGiven the current scenario of high competition and demanding consumers is essential that companies, regardless of size, look for techniques and tools that enable better management. When we talk about management, especially in a turbulent and complex environment, one major problem that comes to mind is how to determine if the company is doing well, and also what aspects could be improved. In this sense, performance indicators are essential to measure with clear measures of company performance, according to information needs posed by the administration. But the performance indicators alone do not ensure that strategic decisions are implemented in business processes as it has been determined by management, there is a need to move the processes to promote strategic alignment and prepare them for the execution strategy. This research aims to propose a method of support to improve the management of companies through the integration of process with the strategic guidelines. The method was developed from the combination of a strategic management methodology based on performance indicators and process management, to cover the full cycle of management. As part of the research, we sought in the theoretical framework to deepen the concepts of strategy, performance measurement through indicators and processes. Under the action, we developed a qualitative study at the University of Santa Cruz do Sul - UNISC. The interviews were conducted directly, through meetings, discussions and consultations on the spot. Were collected and analyzed documents and strategic management processes. In the general context, the results obtained with the partial implementation of the method were satisfactory, since they show that it extends the vision of the manager and the operational approach of the strategy. This helps not only in the case of UNISC, but also for companies in other areas, in order to perform a more effective and competitive.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/267-
dc.date.accessioned2015-07-23T12:44:24Z-
dc.date.available2015-07-23T12:44:24Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoDiante do cenário atual com elevada concorrência e consumidores mais exigentes é fundamental que as empresas, independente do porte, busquem técnicas e ferramentas que possibilitem um melhor gerenciamento de suas atividades. Quando fala-se em gestão, principalmente em um ambiente turbulento e complexo, um dos problemas principais que vem a mente é como determinar se a empresa esta indo bem, e também quais os aspectos poderiam ser melhorados. Nesse sentido, os indicadores de desempenho são fundamentais por mensurar com medidas claras o desempenho da empresa, de acordo com as necessidades de informação colocadas pela administração. Porém os indicadores de desempenho, por si só, não garantem que as decisões estratégicas sejam executadas nos processos organizacionais da maneira como foi determinado pela gestão, existe a necessidade de se avançar nos processos para se promover o alinhamento estratégico e prepará-los para a execução da estratégia. Esta pesquisa tem como objetivo propor um método de apoio para a melhoria da gestão das empresas através da integração dos processos com as diretrizes estratégicas. O método foi desenvolvido a partir da combinação de uma metodologia de gestão estratégica baseada em indicadores de desempenho e da gestão de processos, para dar cobertura no ciclo completo da gestão. No âmbito da pesquisa, buscou-se no referencial teórico, aprofundar conceitos sobre estratégia, medição de desempenho por meio de indicadores e processos. No âmbito da ação, desenvolveu-se um estudo de carater qualitativo na Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC. As entrevistas foram realizadas de forma direta, através de encontros, discussões e consultas in loco. Foram analisados e coletados documentos de gestão estratégica e de processos. No contexto geral, os resultados obtidos com a aplicação parcial do método foram satisfatórios, pois mostram que o mesmo estende a visão do gestor e aproxima o operacional da estratégia. Isso contribui não só no caso da UNISC, como também para empresas de outras áreas de atuação, no sentido de se realizar uma gestão mais efetiva e competitiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais – Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianCaurio.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons