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dc.contributor.authorSouza, Talis Alexandre de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePercepção da imagem da marca SICREDI : a visão dos associados da SICREDI Ouro Branco RS.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLengler, Jorge Francisco Bertinetti-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.description.abstractThe globalization of markets has changed the organizational environment. New competitors have emerged in markets that were dominated by local companies, bringing innovative strategies and methodologies in order to unbalance the forces competitors of that environment, introducing competitive products and services to meet the same consumers who have become more demanding and complex. In this global and dynamic scenario, the contemporary cooperative developed itself, a movement which became a recurring theme due to the proportion that it has taken in recent years. However, even in more than 110 years of the emergence of this system in the country, the credit union represents only 2% of the entire national banking movement, which motivates the study of some factors which may be causing this low-performance scenario, including the perception of members in relation to the brands of credit unions. In this way, this study was conducted at Sicredi Ouro Branco RS and seeks to identify the perception that members of the cooperative have towards the brand image of Sicredi. Among the objectives of the study are: to identify the market segments served by this organization; evaluate the different target markets; evaluate how the target markets perceive the brand image of Sicredi and propose improvement actions related to the image of this brand. In this work you can follow the discussion of various authors on issues related to cooperatives, especially credit branch, brands, and also strategic marketing. So that the objectives are achieved, the research was unfolded in two stages: the first exploratory and qualitative - that had the function to aid the next step - and the second descriptive and quantitative, that through techniques of univariate and multivariate analyzes, have revealed the existence of three distinct groups of members who responded in different ways to the stimuli of the research. Analyzing the associated groups, it was observed that the groups did not differ in gender, age and economic status of its components, indicating that the division of the groups may be a result of their attitudes, needs, preferences or even the benefits sought after. At the end, it is possible to follow the discussion of results, management recommendations and the conclusions of this study.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografiapt_BR
dc.subject.otherCooperativismopt_BR
dc.subject.otherCooperativas de créditopt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.subject.otherPlanejamento estratégicopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/270-
dc.date.accessioned2015-07-24T13:11:12Z-
dc.date.available2015-07-24T13:11:12Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA globalização dos mercados mudou o ambiente organizacional. Novos concorrentes surgiram em mercados que antes eram dominados por empresas locais, trazendo consigo estratégias e metodologias inovadoras com o objetivo de desequilibrar as forças competidoras daquele ambiente, introduzindo produtos e serviços competitivos para atender os mesmos consumidores, que se tornaram mais exigentes e complexos. Neste cenário global e dinâmico, desenvolve-se o cooperativismo contemporâneo, movimento que tornou-se tema recorrente devido à proporção que tomou nos últimos anos. No entanto, mesmo passado mais de 110 anos do surgimento deste sistema no país, o cooperativismo de crédito representa somente 2% de toda a movimentação bancária nacional, o que motiva o estudo de alguns fatores os quais podem estar ocasionando este cenário de baixo desempenho, entre eles a percepção dos associados em relação às marcas das cooperativas de crédito. Neste sentido, o presente estudo foi realizado na Sicredi Ouro Branco RS e procura identificar a percepção que os associados desta cooperativa têm em relação à imagem da marca Sicredi. Dentre os objetivos do estudo estão: identificar os segmentos de mercado atendidos por esta organização; avaliar os diferentes mercados-alvo; avaliar como os mercados-alvo percebem a imagem da marca Sicredi e propor ações de melhoria em relação à imagem desta marca. No decorrer deste trabalho será possível acompanhar a discussão de vários autores sobre assuntos ligados ao cooperativismo, principalmente do ramo crédito, marcas e também de marketing estratégico. Para que os objetivos fossem alcançados, a pesquisa desenrolou-se em duas etapas: a primeira exploratória e qualitativa - que teve como função fornecer subsídios para a etapa seguinte - e a segunda descritiva e quantitativa, que através de técnicas de análises univariadas e multivariadas, permitiram descobrir a existência de três grupos distintos de associados os quais responderam de maneira divergente aos estímulos da pesquisa. Analisando os grupos de associados, observou-se que os agrupamentos não se diferem em relação ao sexo, idade ou classe econômica de seus componentes, indicando que a divisão dos grupos pode ser em decorrência das suas atitudes, necessidades, preferências ou até mesmo por benefícios procurados. Ao final, será possível acompanhar a discussão dos resultados, recomendações gerenciais e as conclusões deste estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado

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