Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2719
Autor(es): Thoma, Adriana da Silva, Org.
Hillesheim, Betina, Org.
Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa, Org.
Título: Inclusão, diferença e políticas públicas.
Data do documento: 2019
Editora: EDUNISC
Edição: 1. ed.
Resumo: Os capítulos aqui apresentados possibilitam visualizar a potência investigativa que trazem consigo as práticas de inclusão. Em cada desdobramento do grande tema da inclusão, importa lembrar que o ponto de partida é o Estado. Trata-se de políticas que visam ao governamento e à regulação da população. Neste enquadramento, não só assistimos às lutas pela igualdade de acesso e de permanência de todos nos espaços ditos para todos, como também as promovemos. Todavia, parece que nos esquecemos de que tais lutas por direitos não estão partindo de investimentos que visem a mudar, em longo prazo, a história de discriminações negativas que forjaram as brutais desigualdades sobre as quais o Brasil foi construído. Portanto, a luta pela inclusão e pela diversidade mantém a temática da inclusão na pauta da política e das negociações dos grupos identitários; porém, não modifica a cultura, que segue devolvendo os investimentos feitos, em forma de genocídio, feminicídio, eugenismo tecnocientífico, etc. Seguimos com a intensão de incluir, mas sem mudar a matriz econômica, política e educacional da desigualdade.
Nota: Adriana da Silva Thoma (in memoriam).
ISBN: 978-85-7578-506-5
Tipo de obra: Livro Eletrônico
Assunto: Inclusão em educação
Política pública
Programas de ação afirmativa na educação
Aparece nas coleções:Livros Eletrônicos

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