Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.identifier.isbn | 978-85-7578-482-2 | pt_BR |
dc.contributor.author | Programa de Cooperação da SEDUC/UNISC | - |
dc.contributor.author | Abreu, Rudimar Serpa de, org. | - |
dc.contributor.author | Baccar, Nádia de Monte, org. | - |
dc.contributor.author | Kipper, Liane Mählmann, org. | - |
dc.type | Livro Eletrônico | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | As boas práticas docentes no uso de metodologias ativas : ensino das Ciências da Natureza. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografias. | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Metodologia | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem ativa | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2725 | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T17:52:51Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T17:52:51Z | - |
dc.description.resumo | A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), através de suas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), por compreenderem o movimento que vem acontecendo na educação em todos os níveis e por concebê-lo como um fator importante na construção da sociedade e nas relações que se estabelecem, buscaram um referencial metodológico que pudesse alicerçar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual. A constatação de que a educação não está atendendo às demandas atuais da sociedade, necessitando de uma mudança, levou a autora portuguesa Isabel Alarcão e seus colaboradores a lançarem a ideia de uma Escola Reflexiva em analogia ao conceito de Professor Reflexivo defendido por Antonio Nóvoa e Donald Schön. Esta nova escola se pensa e se avalia em relação ao projeto político-pedagógico e a seu compromisso social, constituindo-se numa organização aprendente, que qualifica não só os que nela ensinam, mas todos os envolvidos em seus projetos. Essa visão de educação decorre da concepção de escola como organismo vivo, em desenvolvimento e aprendendo constantemente, norteada pela finalidade de educar, intenção que se concretiza num grande plano de ação: o projeto político-pedagógico. Por acreditarmos nessa concepção de escola que se reinventa através de seus atores, tornando-se mais situada, responsável e preparada para as situações emergentes, mais flexível e livre, que reflete sobre suas metodologias em sala de aula, surgiu o Programa de Cooperação SEDUC/UNISC que possibilitou a implementação do Curso Metodologias Ativas de Ensino na Área de Ciências da Natureza, destinado a professores da rede pública estadual com a finalidade de construir e ampliar competências à qualificação docente, através da utilização de metodologias ativas para contribuir na aprendizagem efetiva e na construção de uma escola de qualidade para todos. | pt_BR |
dc.publisher.editora | EDUNISC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros Eletrônicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As boas práticas docentes no uso de metodologias ativas.pdf | 22.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons