Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKottwitz, Jéssica Taiara-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA mediação em leitura e a ampliação dos sentidos na experiência da escuta.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFronckowiak, Ângela-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractEste escrito ha tenido como objetivo primero tejer una reflexión sobre la convivencia con un grupo de niños, de 1º año de primaria, en el espacio de la biblioteca de una escuela de Santa Cruz do Sul. Para ello, el estudio, pautado en una investigación fenomenológica, basada en las obras de Gaston Bachelard, tuvo como método la descripción de las reuniones que tuvieron lugar semanalmente para la retirada de libros y la lectura en la biblioteca de la escuela. Después de describir esta experiencia, el reflejo de los hechos y la redacción de la tesis, fue posible percibir algunos temas relevantes sobre el interés de los niños en compartir sus hallazgos con nosotros, especialmente los relacionados con la literatura. Juntos, sabemos, pensamos y escuchamos poemas y narrativas, intensificando la experiencia de leer el mundo en las palabras e ilustraciones de libros y registros poéticos. La expansión de significados relacionados con los conceptos de alfabetización, experiencia, espacio, lectura y literatura también ha sido pertinente para este estudio. Los resultados de la obra provienen de una mirada sensible a aquellos que, llegando a la escuela primaria, o incluso a un espacio diferente, están familiarizándose con los principios alfabéticos del lenguaje escrito e, incluso antes de que sean alfabetizados en este contexto, viven la encantadora posibilidad de inventar sus historias, como mejor les convenga. La alfabetización, por lo tanto, es un proceso que ocurre a lo largo de la vida, en diferentes situaciones, así como la lectura y la escritura, así como la alfabetización, todo puede ser, si no lo es, experiencia. Pensar en este tema proporcionó un viaje a través de la lectura y la escritura, que presenta la importancia de que los adultos y los niños compartan sus existencias aprendiendo juntos la importancia de la conexión para que la memoria sea o se convierta en un recuerdo feliz.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subject.otherBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2752-
dc.date.accessioned2020-06-08T12:11:18Z-
dc.date.available2020-06-08T12:11:18Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente escrita teve como objetivo primeiro tecer uma reflexão sobre a convivência com um grupo de crianças, de 1º ano do Ensino Fundamental, no espaço da biblioteca de uma escola de Santa Cruz do Sul. Para isso, o estudo, pautado em uma pesquisa fenomenológica, baseada nos trabalhos de Gaston Bachelard, teve como método a descrição dos encontros que aconteciam semanalmente para a retirada de livros e leitura na biblioteca escolar. Após a descrição dessa vivência, a reflexão dos fatos e a escrita dissertativa, foi possível perceber alguns tópicos relevantes sobre o interesse das crianças em compartilharem conosco suas descobertas, principalmente aquelas relacionadas à literatura. Juntos, conhecemos, pensamos e escutamos poemas e narrativas, intensificando a experiência de ler o mundo nas palavras e nas ilustrações dos livros e das fichas poéticas. Também foi pertinente a esse estudo a ampliação dos sentidos referentes aos conceitos de alfabetização, experiência, espaço, leitura e literatura. Os resultados do trabalho vêm ao encontro de um olhar sensível para aqueles que, chegando ao Ensino Fundamental, ou mesmo a um espaço diferente, estão familiarizando-se com os princípios alfabéticos da língua escrita e, antes mesmo de se alfabetizarem nesse contexto, vivem a encantadora possibilidade de inventarem suas histórias, como melhor lhes convém. A alfabetização, por isso, é um processo que ocorre ao longo da vida, em diferentes situações, assim como ler e escrever, assim como o letramento, tudo pode ser, se não é, experiência. Pensar sobre esse assunto proporcionou uma viagem pela leitura e pela escrita, que apresenta a importância de adultos e crianças compartilharem suas existências aprendendo juntos a importância da conexão para que a memória seja ou se torne uma lembrança feliz.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Taiara Kottwitz.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons