Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bozzetto, Vagner | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Hiperconexão amazônica : a narrativa documentária interativa e geolocalizada em Eu sou Amazônia. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Piccinin, Fabiana | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This research discusses the strategic use of interactive features and geolocation in the narrative of the work I am Amazon (2017), launched by Google. It is based on the idea that the media convergence, one of the characteristics of contemporaneity, is born in a context of sociocultural transformations, with the rise of the so-called Postmodernity and a growing demand of the public for products that convey the impression of access straight to social reality. In view of this, it is supposed that these works are structured to allow a greater engagement of the audience with the representations based on interactivity. Thus, the projects that seek this type of bond multiply, betting on informational technologies and the appeal for connectivity. This is the case of the work selected as empirical object, which emerges in a peculiar context, in which the partnership between an indigenous community, a multinational company and an audiovisual production company results in a documentary that challenges the traditional model and illustrates the ongoing changes in the media ecosystem. To deepen the understanding of such a project, a qualitative methodological approach is proposed, which begins with a bibliographic survey and culminates in the analysis itself. The empirical material was previously divided into a set of four basic categories, which were chosen based on narrative repetition patterns. Based on this, it was observed that the work, in addition to its political, historical and cultural contours, also demonstrates that the new technologies and the current dynamics of the audience - which now plays a major role - have led broadcasters to update their narratives. Through the complexification generated through the exponential use of a plurality of media that act together in the construction of the plot, reveal the search for a device or, most notably, a form of language that, far from excluding the traditional, reconfigures the narratives, providing other fruition alternatives, in agreement with the flows and tensions verified in the postmodern. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Documentário (Cinema) - Amazônia | pt_BR |
dc.subject.other | Vídeo interativo | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia de geolocalização por satélite | pt_BR |
dc.subject.other | Google Earth | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2753 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T12:28:26Z | - |
dc.date.available | 2020-06-09T12:28:26Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa discute o emprego estratégico de recursos interativos e de geolocalização na narrativa da obra Eu sou Amazônia (2017), lançada pela Google. Parte-se da ideia de que a convergência midiática, uma das características da contemporaneidade, nasce em um contexto de transformações socioculturais, com a ascensão da chamada Pós-modernidade e de uma demanda cada vez maior do público por produtos que transmitam a impressão de acesso direto à realidade social. Em vista disso, supõe-se que essas obras estejam estruturadas de modo a permitir um engajamento maior da audiência com as representações a partir da interatividade. Assim, multiplicam-se os projetos que buscam esse tipo de vínculo, apostando nas tecnologias informacionais e no apelo à conectividade. É o caso da obra selecionada como objeto empírico, que emerge em um contexto peculiar, no qual a parceria entre uma comunidade indígena, uma empresa multinacional e uma produtora audiovisual resulta em um documentário que desafia o modelo tradicional e ilustra as mudanças em curso no ecossistema midiático. Para aprofundar a compreensão de tal projeto, propõe-se uma abordagem metodológica qualitativa, que começa com um levantamento bibliográfico e culmina na análise propriamente dita. O material empírico foi previamente dividido em um conjunto de quatro categorias de base, cuja escolha decorreu de padrões de repetição da narrativa. Com base nisso, observou-se que a obra, para além de seus contornos políticos, históricos e culturais, demonstra também que as novas tecnologias e a dinâmica atual da audiência - que agora detém maior protagonismo ? têm levado os emissores a atualizarem suas narrativas. Através da complexificação gerada por meio do uso exponencial de uma pluralidade de mídias que atuam em conjunto na construção do enredo, evidencia-se a busca por um dispositivo ou, mais notadamente, uma forma de linguagem que, longe de excluir a tradicional, reconfigure as narrativas, provendo outras alternativas de fruição, em acordo com os fluxos e tensionamentos verificados no pós-moderno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vagner Bozzetto.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons