Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2756
Autor(es): | Oliveira, Amanda Assis de |
Título: | Representações da educação na cultura política comunista no Brasil da Guerra Fria. |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | A presente dissertação trata-se de um trabalho vinculado à História da Educação, principalmente de práticas educativas não formais na e para a clandestinidade de comunistas brasileiros durante o período da Guerra Fria (1945-1989). As fontes desse trabalho são constituídas de duas obras autobiográficas: Memórias de um Stalinista, de Hércules Corrêa e O Retrato, de Osvaldo Peralva. Também foi utilizado como fonte o Inquérito Policial Militar 709, volume 2 (IPM 709) sobre o Partido Comunista Brasileiro (PCB), posteriormente organizado e publicado pela Biblioteca do Exército. Este estudo possui como principal objetivo analisar as representações produzidas por militares e comunistas sobre educação e cultura política comunista. Como objetivos específicos, procuro descrever as principais práticas de educação dos comunistas na e para a clandestinidade no contexto da Guerra Fria, e relacionar essas práticas com as representações sobre a cultura política comunista. O referencial utiliza os conceitos de Educação (FREIRE, 1988; BRANDÃO, 2007; GOHN, 2006), Cultura Política (BERSTEIN, 1998; MOTTA, 2013; KUSCHNIR, CARNEIRO, 1999),Clandestinidade (LACERDA FILHO, 2011; SCARPELLI, 2009) e Representações (CHARTIER, 1988; PESAVENTO, 2005; BARROS, 2013). A metodologia é qualitativa e se baseia na análise documental (CELLARD, 2008). Conclui-se que as representações sobre os comunistas contidas no inquérito e fontes autobiográficas estavam ligadas ao contexto da Guerra Fria, entre essas, as representações de ameaça vermelha, infiltração e doutrinação. As principais práticas de educação comunista incluíam cursos de formação prática e teórica na clandestinidade. Além disso, a cultura política comunista serviu também como um agente educativo, ao dar suporte à formação dos militantes do partido e a sua causa revolucionária. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation is connected to History of Education, especially to the non-formal educational practices developed by and for the Brazilian communists while they were clandestine during the Cold War period (1945-1989). The sources used is this paper are two autobiographical works: Memórias de um Stalinista, by Hércules Corrêa, and O Retrato, by Osvaldo Peralva. The Military Police Inquiry 709, volume 2, later organized and published by the Library of the Army, was also used as source in this paper. This study’s main goal is to analyze the representations about education and communist political culture produced both by the military and the communists themselves. As specific goals, this paper intends to describe the communists’ main educational practices made in and for clandestinity in the Cold War context, and to relate these practices to the representations about the communist political culture. The reference material uses the concepts of Education (FREIRE, 1988; BRANDÃO, 2007; GOHN, 2006), Political Culture (BERSTEIN, 1998; MOTTA, 2013; KUSCHNIR, CARNEIRO, 1999), Clandestinity (LACERDA FILHO, 2011; SCARPELLI, 2009) and Representation (CHARTIER, 1988; PESAVENTO, 2005; BARROS, 2013). The methodology is qualitative and is based on documental analysis (CELLARD, 2008). It is concluded that the representations about the communists made in the inquiry and in the autobiographical sources were linked to the context of the Cold War, such as the representations of the red threat, infiltration, and indoctrination. The communists’ main educational practices included courses of practical and theorical education in clandestinity. Besides that, the communist political culture also worked as an educational agent by giving support to the partisans’ education and to their revolutionary cause. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação - História - Brasil Educação não formal Guerra Fria Política e educação Comunismo Cultura política |
Orientador(es): | Silveira, Éder da Silva |
Coorientador(es): | Almeida, Diego Orgel Dal Bosco |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Assis de Oliveira.pdf | 753.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons