Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2757
Autor(es): Melchior, Marcia
Título: Opus alquímico : possíveis reencontros da química com a alquimia na aprendizagem sensível.
Data do documento: 2020
Resumo: Durante muitos anos a alquimia era muito presente, sendo a composição e a transformação da matéria discutidos a partir de concepções filosóficas. As discussões transcendiam a matéria, era algo da alma; o misticismo era muito grande. E foi através da contribuição da alquimia e do acúmulo de informações desse período que a Química foi se constituindo como Ciência. atualmente, o ensino de Ciências da Natureza, na disciplina de Química, está fragmentado nas questões que envolvem teoria, o que acaba por dificultar o aprendizado e o entendimento dos alunos, pois torna difícil aproximar os conceitos científicos da realidade que eles vivenciam apenas por uma metodologia mecânica. Os conhecimentos químicos e suas aplicações influenciam direta e indiretamente no cotidiano, embora a maior parte das pessoas não tenha plena consciência. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em problematizar sentidos de aprendizagem da Química em uma dimensão alquímica. Como professora de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental, no EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de Química no Ensino Médio, indago sobre os sentidos de os estudos da Química serem tão difíceis, até mesmo angustiantes, para muitos alunos. De que maneira os modos de aprendizagem alquímicas na Química, por meio do sensível e das imagens, correlaciona os conteúdos com o seu dia a dia? Como os alunos perdem o gosto pelas Ciências em seus avanços escolares, durante os anos em que estão na escola? Essas são algumas das questões que cada vez mais me intrigam e que me fazem pensar a respeito de como está nossa educação escolar. Na tentativa de criar apontamentos para essas questões, tenho como objetivo investigar os estudos da alquimia, que promoveram a sistematização da Química, para a constituição de uma aprendizagem mais integradora. A metodologia utilizada foi a qualitativa, no qual apresenta uma perspectiva fenomenológica, provocativa e atenta à história da alma que inventa ficções, a partir dos desenhos, das narrativas que provocaremos em sala de aula, registrando o material com o diário de campo, com fotos e áudios gravados das falas que emergiram a partir do processo alquímico que foi ativado. Para a compreensão dos resultados, que envolvem o pensamento, as ciências, a experimentação e a aprendizagem numa dimensão alquímica, busquei em Bachelard, Jung e Hillman os princípios reflexivos para pensar a perspectiva da aprendizagem alquímica a partir de processos imaginativos. O estudo mostrou que é possível trabalhar com o imaginário, numa perspectiva alquímica, uma nova forma de se pensar e ser na educação.
Resumo em outro idioma: For many years the alchemy was very present, it was the opus and the transmutation of the matter, discussed from the philosophical conceptions. The discussions about alchemy transcended the matter, something that came from the soul; the mysticism was very wide. Throughout the alchemy’s contribution and the accumulation of information’s from that period that chemistry was considered as science. Nowadays the teaching of natural science, the chemistry subject, is fragmented into the questions involving theory that end up to difficult the understanding and learning’s students because the theory makes hard to approximate the Scientifics concepts from the reality to those ones who only experience a mechanic methodology. The chemicals knowledge and its applications influence directly and indirectly in every day life, however, most of the people do not have full conscience. In this sense, my research consists in problematize chemistry learning sense in an alchemical dimension. As Iam science teacher in 9th grade’s young people and adults education (Ensino de Jovens e Adultos in Brazil) and high school chemistry teacher, I question about the sense of chemistry studies are so hard to the point of being distressing to some students. Which alchemy chemistries learning’s ways, through the sensitive and images, correlate the subjects with the student’s every day life? How do the students close pleasure studying science in their school progress, during the years they are attending school? These are some questions that intrigue me and make me think about how is our scholar system education. Trying to figure out these questions, my main goal is to investigate the alchemy studies, that promoted the chemistry systematization, to constitute a more integrated chemistry learning. The methodology used was qualitative, in which it presents a phenomenological perspective, provocative and attentive to the history of the soul that invents fictions, from the drawings, the narratives that we will provoke in the classroom, registering the material with the field diary, with photos and recorded audios of the lines that emerged from the alchemical process that was activated. To comprehend the results that involve the thoughts, science, the experimentation and learning involving alchemy that promoted the chemistry systematization I researched Bachelard, Jung and Hillman to bring the principle thoughts to think about alchemy learning from imagination perspective. Therefore, the resent study showed that it is possible working with the imaginary, in an alchemy perspective, a new way of thinking and being in the education.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Química - Estudo e ensino
Alquimia
Educação - Filosofia
Imaginação
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Melchior.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons