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dc.contributor.authorCosta, João Henrique Mendes-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA educação empreendedora no ensino de jovens e adultos do município de Bagé, Região da Campanha-RS : uma estratégia para o desenvolvimento regional.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorDeponti, Cidonea Machado-
dc.contributor.advisorcoBrose, Markus-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractEntrepreneurship initiatives aimed at education promise to increase the quality of life, as well as to benefit less privileged communities and to realize processes of transformation and regional development. In this sense, the problem that guided the research was to understand “What are the perceptions of the Campaign Region actors about entrepreneurial education developed from the Elementary School in the Youth and Adult Schools of Bagé, RS?”. This problem led us to the definition of the general objective which was to analyze the perceptions of these actors regarding entrepreneurial education. The choice of Popular Education (EJA) is due to the contribution it can bring to the rescue of citizenship and solidarity, as they are closely related to Regional Development, guaranteeing the members of a society the condition of inclusion. To this end, a survey was carried out with the municipal elementary schools of the city of Bagé, RS, which make use of the EJA teaching method and that are using entrepreneurial education across the board. The qualitative data were analyzed through the content analysis technique (BARDIN, 1979) and the quantitative through the simple statistical treatment (MARCONI; LAKATOS, 2006), thus allowing to highlight the meaning and importance of the theme for the communities of the analyzed region. Questions were also addressed about the Middle South Mesoregion, the Corede Campaign and the priorities for the area of education, and entrepreneurship education and entrepreneurship from the perspective of regional development, in view of the most difficult social problem to solve today. unemployment. It was also possible to identify the effects and influences that entrepreneurial knowledge has on people's lives as well as the breadth of the theme. In this sense, this study is also important because it is believed that education is vital for humanity, especially because it is a powerful “weapon” for facing one of the biggest challenges related to social inequalities.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultos - Bagé (RS)pt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2763-
dc.date.accessioned2020-08-06T14:31:22Z-
dc.date.available2020-08-06T14:31:22Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAs iniciativas relacionadas ao empreendedorismo voltado para a educação prometem ampliar a qualidade de vida, bem como, beneficiar comunidades menos privilegiadas e concretizar processos de transformação e de desenvolvimento regional. Nesse sentido, o problema que norteou a pesquisa dedicou-se compreender "Quais as percepções dos atores da Região da Campanha sobre a educação empreendedora desenvolvida a partir do Ensino Fundamental nas Escolas de Jovens e Adultos do município de Bagé, RS?". Esse problema nos levou a definição do objetivo geral que foi analisar as percepções desses atores a respeito da educação empreendedora. A escolha da Educação Popular (EJA) se dá pela contribuição que esta pode trazer para o resgate da cidadania e da solidariedade, por estarem intimamente relacionadas ao Desenvolvimento Regional, garantindo aos integrantes de uma sociedade a condição de inclusão. Para tal, foi realizado uma pesquisa junto às escolas municipais de Ensino Fundamental do município de Bagé, RS, que fazem uso da modalidade de ensino EJA e que estão utilizando a educação empreendedora de forma transversal. Os dados qualitativos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979) e os quantitativos através do tratamento estatístico simples (MARCONI; LAKATOS, 2006), permitindo assim evidenciar o significado e a importância do tema para as comunidades da região analisada. Foram abordados também questões sobre a Mesorregião da Metade Sul, sobre o Corede Campanha e as prioridades para a área da educação e, a educação empreendedora e o empreendedorismo na perspectiva do desenvolvimento regional, diante do fenômeno social mais difícil de ser resolvido na atualidade que é o desemprego. Foi possível identificar também os efeitos e as influências que o conhecimento empreendedor exerce sobre a vida das pessoas assim como amplitude do tema. Nesse sentido, esse estudo torna-se importante também por se acreditar que a educação é vital para a humanidade, principalmente por se constituir em poderosa "arma" para o enfrentamento de um dos maiores desafios que estão relacionados com as desigualdades sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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