Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2766
Autor(es): Azevedo, Gabriella Azeredo
Título: Desafios da imigração : extensão universitária no processo de integração dos imigrantes internacionais à comunidade regional.
Data do documento: 2020
Resumo: No momento em que se estabelece um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, já considerado superior ao da Segunda Guerra Mundial, novos agentes surgem no processo de integração regional desses imigrantes que buscam uma nova chance para recomeçarem suas vidas: as universidades. Desta forma, a presente dissertação busca demonstrar como tem se dado a relação de Instituições de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul com os imigrantes no processo de integração à comunidade, uma vez que o fluxo de refugiados e imigrantes vem se intensificando nos últimos anos para o Brasil e para o estado. As universidades selecionadas para análise, que possuem projetos de extensão voltados para o público dos imigrantes, foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Para tanto, buscando contemplar como se dá essa interação e utilizando-se da Teoria da Estruturação de Antony Giddens como método de análise, foi verificado, por meio de entrevistas e pesquisa documental, que as universidades, através dos projetos de extensão, prestam diversos serviços aos imigrantes; desde o ensino da língua, validação de documentos à busca por oportunidades de emprego, auxiliando o Estado nessa interação entre a teoria e a prática. Isto é, exercem funções enquanto agentes que dialogam com a comunidade, verificando suas demandas e assessorando no empoderamento do indivíduo e no desenvolvimento, através da garantia de direitos a eles previstos. Assim, foram debatidos aspectos acerca da importância de se garantir tais direitos para expandir as liberdades e capacidades individuais e discutido, ainda, sobre a nova Lei de Migração, aprovada em 2017 no Brasil - percebendo, portanto, avanços e desafios nesse processo de integração, bem como as limitações por parte das universidades em relação aos recursos disponíveis e como têm resistido frente a este cenário, no intuito de manter-se como um espaço plural, democrático e um agente preocupado com o desenvolvimento.
Resumo em outro idioma: At the moment when one of the largest humanity's migratory flows is established, already considered superior to World War II, new agents emerge in the process of regional integration of these immigrants seeking a new chance to start their lives again universities. In this way, this dissertation seeks to demonstrate the relationship between universities in the state of Rio Grande do Sul and immigrants in the process of integration into the community, since the flow of refugees and immigrants has intensified in the years for Brazil and this state. The universities selected for analysis, which have extension projects aimed at the public of immigrants, were: Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal University of Santa Maria (UFSM), University of Santa Cruz do Sul (UNISC) and University of Taquari Valley (UNIVATES). Therefore, seeking to contemplate how this interaction occurs and using the Theory of Structuring of Antony Giddens as a method of analysis, it was verified, through interviews and documentary research, that universities, through extension projects, provide various services to immigrants; from language teaching, document validation to the search for job opportunities, assisting the State in this interaction between theory and practice. That is, they perform functions as agents who dialogue with the community, verifying their demands and advising on the empowerment of the individual and in development, through the guarantee of rights provided for them. Thus, aspects were discussed about the importance of guaranteeing such rights to expand individual freedoms and capacities and also discussed the new Migration Law, approved in 2017 in Brazil – that became possible to realize about advances and challenges in this integration process, as well as the limitations on the part of universities in relation to the available resources and how they have resisted in this scenario, in order to remain as a plural space, democratic and a development-related agent.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Migração
Imigrantes - Direitos fundamentais
Extensão universitária
Universidades e faculdades - Rio Grande do Sul
Comunidade e universidade
Desenvolvimento regional
Orientador(es): Brandt, Grazielle Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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