Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2768
Autor(es): Siqueira, Bianca Tamara de
Título: O ensino de história local : conhecer para pertencer.
Data do documento: 2020
Resumo: Nesta pesquisa, a História Local é compreendida como uma modalidade de estudos históricos que opera na escala de análise do município, especialmente como um método de ensino para as aulas de História, na perspectiva de uma Educação emancipadora. Dessa forma, a construção teórica apresenta a História Local como um método influente na patrimonialização, potencializador de identidades e construtivo de cidadania por vista de uma educação popular. Quanto ao tema desse estudo, portanto observaram-se experiências em escolas públicas dos municípios de Herveiras e Rio Pardo - RS, Brasil. Os objetivos específicos foram de identificar quais conteúdos de História Local são previstos e ensinados, quando são lecionados e como, metodologicamente, são trabalhados pelos professores com alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, sobre o padrão teórico do método relativista, a análise deu-se no currículo escolar, com revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental. E as experiências mostraram que: 1) não há compreensão clara da abordagem da História Local; 2) existe uma preferência por narrativas históricas dadas, bem como que para as identidades desses municípios; 3) a presença de uma identidade oficial num município (Rio Pardo), nem sempre dá conta da multiplicidade de identidades de um território; 4) a ausência de uma identidade oficial (Herveiras), também aponta para discussões de resistência e sublevação da população as relações de pertencimento; 5) as políticas não estão solucionando os problemas e não há investimento satisfatório em formações de professores e recursos pedagógicos; 6) as práticas positivas partem de professores ativos. Em suma, os resultados mostram que o ensino de História Local acontece em algumas experiências, e que quando acontece, o município responsabiliza-se com políticas próprias e amparo didático, porém, o fazer pedagógico ainda é determinante no ensino da História Local.
Resumo em outro idioma: In this research, Local History is understood as a modality of historical studies that operates on the analysis scale of the municipality, especially as a teaching method for History classes, in the perspective of an emancipatory Education. Therefore, the theoretical construction presents Local History as an influential method in patrimonialization, enhancing identities and constructing citizenship by popular education. According to the field, thus, experiences were observed in public schools in the municipalities of Herveiras and Rio Pardo - RS, Brazil. The specific objectives were to identify which contents of Local History are foreseen and taught. And, when they are taught and how, methodologically, they are worked by teachers with students from the 4th to the 9th grade of Elementary School. In this sense, on the theoretical standard of the relativistic method, the analysis took place in the school curriculum, with a bibliographic review, semi-structured interviews, direct observation and documentary analysis. And the experiences have demonstrated that: 1) there is no clear understanding of the Local History approach; 2) there is a preference for historical narratives given, as well as that for the identities of these municipalities; 3) the presence of an official identity in a municipality (Rio Pardo), not always it gives an account of the multiplicity of identities of a territory; 4) the absence of an official identity (Herveiras), also points to discussions of resistance and upheaval of the population, the relations of belonging; 5) policies are not solving problems and there is no satisfactory investment in teacher training and teaching resources; 6) positive practices come from active teachers. In summary, the results demonstrate that the teaching of Local History happens in some experiences and that when it happens, the municipality takes responsibility for its policies and didactic support. However, pedagogical practice is still decisive in the teaching of Local History.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: História - Estudo e ensino
História local
Educação popular
Educação e estado
Cidadania
Rio Pardo (RS) - História - Estudo e ensino
Herveiras (RS) - História - Estudo e ensino
Orientador(es): Karnopp, Erica
Coorientador(es): Nascimento, José Antonio Moraes do
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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