Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kist, Karoline | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Narrativas de professores surdos do ensino superior sobre os processos de produção acadêmica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Souza, Camilo Darsie de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis’ purpose is to explore the implications of the hearing standards in the deaf professor’s subjectivation processes in the higher-education. Base on this purpose, the following question is presented as research problem: Which are the implications of the standards to and for listeners in the deaf teacher’s subjectivation processes, regarding the academic production in the higher-education? Considering this problematic, the following research leans on the Cultural Studies area articulated to the Deaf Studies area. In order to produce the empirical study, narrative interviews were conducted with five deaf professors that provide Brazilian Sign’s Language classes at Brazilian Federal Higher Education Universities. Such narratives present themselves as a collections of knowledge and lessons learned regarding their own subjectivation process in each one’s life history. During the interviews, the deaf professor’s subjectivation building process of the higher-education academic production emerged. Such deaf professor’s narratives and my own narrative, demonstrates, through an impactful way, the challenges we face and the political barriers we have to break on a daily basis. It’s possible to understand the deaf professor’s narrative approach in producing, transgressing, transforming, understanding and the tension of deaf people which are engaged in the academic production of the higher-education institutions. The results of this study demonstrate that resistance is used as a strategy of deaf people in the listener’s standard space in order to understand the linguistic differences. The deaf professors present the limits of their written signs language and narrate how important is to confirm the value of signs language as a new strategy to support the creation of new policies to structure the Brazilian language in the higher-education context. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Professores surdos | pt_BR |
dc.subject.other | Professores surdos - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject.other | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/2770 | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T14:40:00Z | - |
dc.date.available | 2020-08-07T14:40:00Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo problematizar as implicações da norma ouvinte nos processos de subjetivação do professor surdo no Ensino Superior. Com base nesse objetivo, se apresenta a seguinte pergunta, como problema de pesquisa: Quais as implicações das normas pensadas por e para ouvintes nos processos de subjetivação do professor surdo, quanto a produção acadêmica, no Ensino Superior? Para isso, o presente estudo se apoia no campo dos Estudos Culturais articulado ao campo dos Estudos Surdos. Para a produção do material empírico, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professores surdos que ministram a disciplina Língua Brasileira de Sinais em universidades federais do Brasil. As narrativas se apresentaram como um conjunto de saberes e conhecimentos no que diz respeito a subjetivação dos mesmos em cada história de vida. Nas entrevistas, emergiram como se constitui os seus processos de subjetivação de professor surdo na produção acadêmica no espaço de Ensino Superior. As narrativas dos professores surdos e a minha narrativa demonstram de forma impactante os desafios que temos que enfrentar, ou seja, os movimentos políticos que precisamos fazer diariamente. É possível entender a abordagem de narrativa dos professores surdos em produzir, transgredir, transformar, compreender e a tensão dos sujeitos surdos que se envolvem na produção acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Os resultados apontam a resistência como uma estratégia surda no espaço da norma ouvinte, para o entendimento da diferença linguística. Os professores surdos apresentam os limites da sua escrita de Língua de Sinais e narraram da sua importância de confirmar o valor de reconhecimento da Língua de Sinais como uma nova estratégia de novas políticas para a estruturação de língua portuguesa no contexto de Ensino Superior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karoline Kist.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons