Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2799
Autor(es): Figueiredo, Shaiana Machado
Título: Avaliação da frequência do uso de antidepressivos por professores de uma escola estadual no Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2019
Protocolo CEP: 3.109.006 - 09/01/2019
Resumo: A depressão é considerada, atualmente, como a principal causa de incapacitação no mundo, tornando-se um grande problema de saúde pública. O adoecimento mental costuma impactar fortemente a vida das pessoas, trazendo prejuízos no âmbito pessoal e profissional do indivíduo, o que consequentemente reflete em dificuldade para viver e trabalhar de maneira saudável e produtiva. O estresse intenso e de forma repetida é um fator importante que leva a prejuízos na neurotransmissão serotoninérgica, predispondo o indivíduo à depressão. O professor da rede pública de ensino necessita conviver com fatores estressantes diariamente e é uma das profissões mais propensas ao desenvolvimento de doenças psicoemocionais como a síndrome de Burnout e depressão, pois seu adoecimento mental está cada vez mais relacionado com as más condições de trabalho. Sua desvalorização, refletida em baixa remuneração, faz com que os professores tenham que aderir a uma jornada múltipla de trabalho, reduzindo suas horas livres para melhorar sua qualificação profissional e dispondo cada vez de menor tempo para o preparo das aulas e para o seu lazer. Neste contexto, buscou-se verificar a prevalência do uso de antidepressivos por professores de uma escola da rede estadual de ensino no município de Rio Pardo/RS. Para isso, foi aplicado um questionário aos professores, de caráter anônimo, onde foram avaliadas variáveis como: sexo, idade, salário, carga horária de trabalho semanal, tempo de exercício da profissão, número de alunos por turma, qual forma de vínculo empregatício possui, se utiliza medicamentos antidepressivos ou medicamentos para dormir. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, constatou-se uma frequencia de 35,5% de professores que utilizam medicamento antidepressivo, e o fármaco mais utilizado foi a sertralina. A associação entre as variáveis carga horária, número de alunos, tempo de serviço e realidade econômica em relação a saúde mental destes professores não foram significativas em virtude do número pequeno da amostra, 31 pessoas. No entanto, traçando o perfil dos professores estudados, concluiu-se que a maioria sente-se estressado, cansado e consegue dedicar pouco tempo para si e sua família. A inserção de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como meditação e aromaterapia poderiam tornar o ambiente de trabalho mais agradável para estes professores de escola estadual e ajudar em sua saúde mental.
Resumo em outro idioma: Depression is currently considered as the main cause of disability in the world, becoming a major public health problem. Mental illness tends to strongly impact people's lives, bringing losses in the personal and professional context of the individual, which consequently reflects in difficulty to live and work in a healthy and productive way. Intense and repeated stress is an important factor that leads to losses in serotoninergic neurotransmission, predisposing the individual to depression. The teacher of the public education network needs to live with stressful factors daily and is one of the professions most prone to the development of psychoemotional diseases such as Burnout syndrome and depression, because its mental illness is increasingly related to poor working conditions. Its devaluation, reflected in low remuneration, makes teachers have to adhere to a multiple working day, reducing their free hours to improve their professional qualification and having less time to prepare classes and for your leisure. In this context, we sought to verify the prevalence of the use of antidepressants by teachers of a school in the state education network in the city of Rio Pardo/RS. For this, a questionnaire was applied to the professors, of an anonymous character, where variables such as gender, age, salary, weekly workload, time of profession, number of students per class were evaluated, which form of bond Use antidepressant medications or sleeping medications. After analyzing the data obtained in this study, a frequency of 35.5% of teachers using antidepressant medication was observed, and sertraline was the most commonly used drug. The association between the variables workload, number of students, time of service and economic reality in relation to the mental health of these teachers were not significant due to the small number of the sample, 31 people. However, by tracing the profile of the studied teachers, it was concluded that most of them feel stressed, tired and can devote little time to themselves and their families. The insertion of integrative and complementary practices (PICS) such as meditation and aromatherapy, could make the work environment more enjoyable for these state school teachers and help in their mental health.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Farmácia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Antidepressivos
Depressão
Professores - Saúde mental
Orientador(es): Marques, Rosângela Rodrigues
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