Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Krämer, Luci Elaine | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | O Ensino de graduação na UNISC : contexto, referências e relatório de uma avaliação institucional interna. | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Albornoz, Suzana | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents the results of an investigation carried out in 2000, centered in the internal evaluation of the Graduation courses of UNISC. Which focused on the performance and management of the courses, their disciplines, as well as the teaching and learning process. The systematization starts by pointing out the historical evolution of the Universities in the world and the development of the upper education in Brazil. An analysis of the policies and guidelines of the World Bank and their influence on the Brazilian upper education is also developed. The following paradigmatic references are presented: The World Declaration on Upper Education in the XXI century; The National Undergraduate Curriculum Guidelines; The Upper Education Evaluation System, and The National Under graduation Plan. The objective of this study was to evaluate the Graduation Courses at UNISC, specifically, their performance, subjects and people involved – academic managers, professors and students – with the objective of qualifying the activities and processes developed in the courses, under the theoretical references previously mentioned. The investigation envolved an Ethnographic study due to its interaction with the internal evaluation of graduation, guaranteeing a dynamic improvement in the process, i.e., proposed action - intervention - new proposal - new action - new evaluation. It is the journey of an unfinished process, a diagnosis of the ungraduation education pursuing scientific quality, both human and technical, producing ruptures and advances. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior - Santa Cruz do Sul (RS) | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades - Avaliação | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades - Corpo docente - Avaliação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/282 | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-27T13:52:26Z | - |
dc.date.available | 2015-07-27T13:52:26Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2000, centrada na avaliação interna da Graduação da UNISC, tendo por foco, o desempenho do curso, da gestão do curso, das suas disciplinas, bem como o desempenho docente e discente. A presente sistematização inicia apresentando a evolução histórica das Universidades no contexto mundial e o desenvolvimento do ensino superior no Brasil. Desenvolve-se, também, análise das políticas e diretrizes do Banco Mundial e sua influência na educação superior brasileira.São apresentados, como referenciais paradigmáticos, em âmbito mundial e nacional, a Declaração Mundial sobre Educação Superior no século XXI, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação, o Sistema de Avaliação da Educação Superior e o Plano Nacional de Graduação. O objetivo deste estudo é avaliar o ensino de graduação na UNISC, especificamente, o desempenho dos cursos, das disciplinas e dos sujeitos envolvidos gestores acadêmicos, professores e alunos , visando qualificar as atividades e processos desenvolvidos nos seus cursos de graduação, tendo por, aporte teórico, os referenciais acima apresentados. A metodologia selecionada é a da pesquisa-ação, pela interação na processualidade da avaliação interna da graduação, garantindo dinâmica para o aprimoramento do processo, na seguinte lógica cíclica: proposta - ação - crítica - intervenção - nova proposta - novas ações - novas críticas.É o caminho percorrido de um processo inacabado. É o diagnóstico de como está o ensino de graduação, no seu processo, em busca da qualidade científica, humana e técnica, produzindo rupturas e avanços. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LuciKramer.pdf | 5.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons