Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2832
Autor(es): Montoli, Fabiane da Silva
Título: Emancipação-regulação do conhecimento : estágio curricular e formação de professores/as para a educação profissional.
Data do documento: 2020
Resumo: Essa dissertação teve por objetivo analisar as contradições entre regulação e emancipação no estágio curricular na formação de professores para a educação profissional, considerando as perspectivas de estagiários/as e professores/as regentes. Para isso, voltou-se para as experiências de estágio curricular e suas contribuições para a formação docente, inicial e continuada, na educação profissional. Procurou encontrar em meio a processos regulatórios, nas políticas e práticas tradicionais, indicadores emancipatórios nas experiências de estágio curricular como possibilidades que se abrem nos espaços de formação, a partir das contradições. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, um estudo de caso, desenvolvido em um contexto específico de estágios curriculares de um curso de formação de professores para a educação profissional que se desenvolvem em um colégio técnico, a qual envolveu análise documental, notas do diário de campo e entrevistas semiestruturadas com três estagiários/as e três professores/as regentes. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Consideraram-se no estágio curricular indicadores emergentes que se entrelaçam na formação docente inicial e continuada, na ressignificação de saberes e fazeres, na mediação entre subjetividades e nos movimentos institucionais. Destacaram-se nessas análises os indicadores emancipatórios propostos por Cunha (2006) como importantes contribuições para a compreensão das contradições entre regulação e emancipação no estágio curricular. As contradições entre regulação e emancipação no estágio curricular sinalizaram tensões que podem vir a constituir possibilidades de superação do estágio como atividade prática instrumental, marcado pela racionalidade técnica, da docência como segunda opção e do estágio com pouco retorno à instituição concedente. A esses movimentos se contrapõe o estágio como experiência significativa de aprendizagem da docência, o estágio como espaço/tempo para considerar outras racionalidades, o compromisso com a docência, a aproximação entre contextos e espaços de formação.
Resumo em outro idioma: This dissertation aimed to analyze the contradictions between regulation and emancipation in the curricular internship in teacher education for professional education, considering the perspectives of interns and supervisor teachers. For that, it turned to the curricular internship experiences and their contributions to teacher education, initial and continuing, for professional education. It aimed to find, in the midst of regulatory processes, in traditional policies and practices, emancipatory indicators in curricular internship experiences as possibilities that open up in educational spaces, from contradictions. It is a qualitative research in education, a case study, developed in a specific context of curricular internships of a teacher training course for professional education that are developed in a technical college, which involved document analysis, field notes and semi-structured interviews with three interns and three supervisor teachers. Data analysis occurred through content analysis. Emerging indicators were considered in the curricular internship, which are intertwined in the initial and continuing teacher training, in the reframing of knowledge and practices, in the mediation between subjectivities and institutional movements. The emancipatory indicators proposed by Cunha (2006) stood out as important contributions to the understanding of the contradictions between regulation and emancipation in the curricular internship. The contradictions between regulation and emancipation in the curricular internship signaled tensions that may constitute possibilities to overcome the internship as an instrumental practical activity, marked by technical rationality, teaching as a second option and the internship with little return to the granting institution. These movements are opposed by the internship as a significant teaching learning experience, the internship as a space/time to consider other rationalities, the commitment to teaching, the approximation between contexts and educational spaces.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Professores de ensino técnico - Formação
Ensino profissional
Professores - Formação - Estudo e ensino (Estágio)
Orientador(es): Moretti, Cheron Zanini
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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