Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/2859
Autor(es): | Katzer, Lucas da Silva |
Título: | Estratégias de intervenção para a inclusão escolar de crianças autistas : uma revisão sistemática. |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | O transtorno do espectro autista é uma condição de causas desconhecidas que afeta, através do neurodesenvolvimento comprometido, diversas funções mentais da criança, principalmente as habilidades sociais e de comunicação. É conhecido como um dos transtornos de saúde mental mais comum em nossa sociedade. Este artigo buscou compilar e analisar as diversas estratégias de intervenção escolar existentes para crianças e adolescentes autistas, levando em conta suas metodologias, suas intervenções e seus resultados. Foi feita uma revisão sistemática utilizando as bases de dados PubMed, CAPES e Google Scholar, onde foram encontrados 19 artigos que preencheram os critérios de inclusão, todos publicados nos últimos 5 anos e na língua inglesa. 17 métodos de intervenção diferentes foram utilizados pelos estudos. Todos as pesquisas tiveram resultados significativos e reduziram significativamente sintomas do transtorno. É relevante a diversidade existente de tratamentos na atualidade e sua eficiência, demonstrando que estas intervenções são de grande valia para crianças e adolescentes com autismo. |
Resumo em outro idioma: | El trastorno del espectro autista es una condición de causas desconocidas que afecta, a través de un desarrollo neurológico comprometido, varias funciones mentales del niño, principalmente las habilidades sociales y de comunicación. Es conocido como uno de los trastornos de salud mental más comunes en nuestra sociedad. Este artículo trató de compilar y analizar las diversas estrategias de intervención escolar existentes para niños y adolescentes autistas, teniendo en cuenta sus metodologías, intervenciones y resultados. Se realizó una revisión sistemática utilizando las bases de datos PubMed, CAPES y Google Scholar, donde se encontraron 19 artículos que cumplían con los criterios de inclusión, todos publicados en los últimos 5 años y en idioma inglés. En los estudios se utilizaron 17 métodos de intervención diferentes. Todas las búsquedas tuvieron resultados significativos y redujeron significativamente los síntomas del trastorno. La diversidad de los tratamientos actuales y su eficacia es relevante, lo que demuestra que estas intervenciones son de gran valor para los niños y adolescentes con autismo. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Psicologia |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Transtorno autístico Crianças autistas - Educação Inclusão em educação |
Orientador(es): | Freitas, Cristiane Redin |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas da Silva Katzer.pdf | 300.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons