Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2859
Autor(es): Katzer, Lucas da Silva
Título: Estratégias de intervenção para a inclusão escolar de crianças autistas : uma revisão sistemática.
Data do documento: 2020
Resumo: O transtorno do espectro autista é uma condição de causas desconhecidas que afeta, através do neurodesenvolvimento comprometido, diversas funções mentais da criança, principalmente as habilidades sociais e de comunicação. É conhecido como um dos transtornos de saúde mental mais comum em nossa sociedade. Este artigo buscou compilar e analisar as diversas estratégias de intervenção escolar existentes para crianças e adolescentes autistas, levando em conta suas metodologias, suas intervenções e seus resultados. Foi feita uma revisão sistemática utilizando as bases de dados PubMed, CAPES e Google Scholar, onde foram encontrados 19 artigos que preencheram os critérios de inclusão, todos publicados nos últimos 5 anos e na língua inglesa. 17 métodos de intervenção diferentes foram utilizados pelos estudos. Todos as pesquisas tiveram resultados significativos e reduziram significativamente sintomas do transtorno. É relevante a diversidade existente de tratamentos na atualidade e sua eficiência, demonstrando que estas intervenções são de grande valia para crianças e adolescentes com autismo.
Resumo em outro idioma: El trastorno del espectro autista es una condición de causas desconocidas que afecta, a través de un desarrollo neurológico comprometido, varias funciones mentales del niño, principalmente las habilidades sociales y de comunicación. Es conocido como uno de los trastornos de salud mental más comunes en nuestra sociedad. Este artículo trató de compilar y analizar las diversas estrategias de intervención escolar existentes para niños y adolescentes autistas, teniendo en cuenta sus metodologías, intervenciones y resultados. Se realizó una revisión sistemática utilizando las bases de datos PubMed, CAPES y Google Scholar, donde se encontraron 19 artículos que cumplían con los criterios de inclusión, todos publicados en los últimos 5 años y en idioma inglés. En los estudios se utilizaron 17 métodos de intervención diferentes. Todas las búsquedas tuvieron resultados significativos y redujeron significativamente los síntomas del trastorno. La diversidad de los tratamientos actuales y su eficacia es relevante, lo que demuestra que estas intervenciones son de gran valor para los niños y adolescentes con autismo.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Transtorno autístico
Crianças autistas - Educação
Inclusão em educação
Orientador(es): Freitas, Cristiane Redin
Aparece nas coleções:Psicologia

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