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dc.contributor.authorLeal, Luiza Tamara de Almeida-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSaúde mental dos professores de uma universidade do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFreitas, Cristiane Redin-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.abstractCurrently, teaching faces the challenge of being linked to innovation, having to respond to the impositions of contemporaneity. Thus, a need for the use of technology tools and new ways of teaching and learning emerge. There is also the demand for higher productivity, which can trigger suffering and overload. This research aims to understand how the mental health of university professors of health courses is, through the indicators: stress, anxiety and depression. The method used was mixed (quantitative and qualitative). The quantitative data were collected using the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). The qualitative part was carried out through an open question, added at the end of the mentioned scale. The data were collected during the pandemic of the new Coronavirus. The main results indicated the depression's indicator in 84% of the sample at the Normal and Mild levels, and the anxiety’s indicator in 93% at the Normal and Mild levels, and the stress’s indicator in 63% at the Normal and Mild levels. When analyzing the courses separately, the stress levels are higher in three of them, physical education, nutrition and dentistry with levels from Moderate to Extremely Severe. The interviewees' narratives it was according to the percentages, bringing up the question of overload that may be the cause of stress levels. It was possible to identify how the profession’s functions mobilize the mental health of these subjects.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Saúde mentalpt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Estresse ocupacionalpt_BR
dc.subject.otherAnsiedadept_BR
dc.subject.otherDepressãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2860-
dc.date.accessioned2020-09-08T14:39:17Z-
dc.date.available2020-09-08T14:39:17Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a docência encara o desafio de estar ligada à inovação, tendo que responder às imposições da contemporaneidade. Assim, surge a necessidade do uso de ferramentas de tecnologia e novas formas de ensinar e aprender. Também há a exigência de maior produtividade, o que pode desencadear sofrimentos e sobrecarga. O objetivo da pesquisa é compreender como está a saúde mental dos professores universitários dos cursos da saúde, através dos indicadores: estresse, ansiedade e depressão. O método utilizado foi o misto (quantitativo e qualitativo). O levantamento dos dados quantitativos foi por intermédio da Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (DASS21). A parte qualitativa se realizou através de uma pergunta aberta, colocada ao final da escala supracitada. Os dados foram coletados durante a pandemia do novo Coronavírus. Os principais resultados apontaram o indicador de depressão em 84% da amostra, nos níveis Normal e Leve e o indicador de ansiedade em 93%, nos níveis Normal e Leve e o indicador de estresse em 63%, nos níveis Normal e Leve. Ao analisarmos os cursos separadamente, os níveis de estresse são mais elevados em três deles, sejam eles o de Educação Física, Nutrição e Odontologia com níveis de Médio a Extremamente Severo. As narrativas dos entrevistados apresentaram-se conforme os percentuais, trazendo à tona a questão da sobrecarga que pode ser o causador dos níveis de estresse. Foi possível identificar como as funções da profissão mobilizam a saúde mental desses sujeitos.pt_BR
dc.description.protocolo26642019.0.0000.5343pt_BR
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