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dc.contributor.authorLuft, Milena-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO marketing de experiência no mercado cervejeiro artesanal.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMoreira, Elizabeth Huber-
dc.degree.departmentCurso de Relações Públicaspt_BR
dc.description.abstractThis monography discusses the communication capacity to produce messages to the consumer's mind, such as the use of Experience Marketing strategies. The objective of this research is to analyze how the experience marketing is developed in the craft beer market. The theoretical background is built through the exploration of many concepts in the conceptions on the marketing, communication, consumer behavior and positioning, contributing to the understanding of the context in which the theme of the work is inserted. The chapters of this study address, in addition to bibliographic research on the subject, a quantitative survey with an online questionnaire applied to 334 users of craft beer and a qualitative searching with content analysis conducted on digital Instagram with three cases. The study brings a craft beer as a base and three breweries, at regional, state and national level, in order to identify how it is carried out Experience Marketing in the digital environment. Among the obtained results, it has been noted that people are great beer tasters of craft beer and have preferences for beer styles, being that 27% who like beer pilsener and 27.4% prefer the IPA style. Consumers value taste and smell, apply themselves to the experience of meaning. Sense, feel, think, act and relate can also having experiences offline and online.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCerveja - Consumopt_BR
dc.subject.otherCerveja - Indústria - Marketingpt_BR
dc.subject.otherBebidas alcoólicas - Marketingpt_BR
dc.subject.otherMarca de produtos - Marketingpt_BR
dc.subject.otherClientes - Contatospt_BR
dc.subject.otherMarketing de relacionamentopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2861-
dc.date.accessioned2020-09-09T12:56:33Z-
dc.date.available2020-09-09T12:56:33Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda a capacidade da comunicação para produzir mensagens que marcam os consumidores, como a utilização das estratégias de Marketing de Experiência. O objetivo do estudo é analisar como o marketing de experiência é desenvolvido no mercado de cervejas artesanais. O embasamento teórico é construído através da exploração de diversos conceitos dentro das concepções de marketing, comunicação, comportamento do consumidor e posicionamento, contribuindo para o entendimento do contexto no qual o tema do trabalho está inserido. Este estudo traz, além da pesquisa bibliográfica acerca do tema, uma pesquisa quantitativa com o questionário online aplicado à 334 usuários de cerveja artesanal e a pesquisa qualitativa com a análise de conteúdo realizada na mídia digital Instagram com três cases. O estudo traz a cerveja artesanal como fundamento e três cervejarias, em nível regional, estadual e nacional, de modo a identificar como é realizado o Marketing de Experiência no ambiente digital. Entre os resultados obtidos, observou-se que as pessoas são grandes apreciadoras de cerveja artesanal e possuem preferências por estilos, sendo 27% que gostam mais de pilsen e 27,4% preferem o estilo IPA. Os consumidores prezam pelo sabor e aroma, aplicados na experiência do sentido. O sentimento, a ação, identificação e identidade também se fazem presentes em experiências tanto no ambiente presencial, quanto online.pt_BR
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