Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/287
Autor(es): | Schmidt, João Pedro |
Título: | Juventude e política nos anos 1990 : um estudo de socialização política no Brasil. |
Data do documento: | 2000 |
Resumo: | O trabalho investiga a constituição de atitudes políticas nos jovens brasileiros dos anos 1990, no contexto do debate sobre a consolidação da democracia brasileira. Com base na literatura nacional e internacional relevante, são previamente estabelecidos os referenciais teóricos que atestam a relevância dos estudos de socialização e cultura política para a compreensão da estabilidade e mudança dos sistemas políticos, particularmente da democracia. São enfocados aspectos importantes da sociedade e do Estado brasileiros, na tentativa de contextualizar os dados obtidos na pesquisa empírica. A juventude é tratada como um fenômeno sócio-histórico, o que se traduz na análise de sua presença no mundo e particularmente no Brasil da década de 1990. Estabelecidos os pressupostos teóricos, são apresentados e analisados os resultados da pesquisa empírica, que consistiu num survey aplicado no ano de 1999, em oito cidades brasileiras, pertencentes a quatro diferentes regiões geográficas. As respostas de 1.787 estudantes do ensino médio e de 857 pais/responsáveis fornecem os dados para delinear aspectos centrais do processo de socialização política juvenil. Constata-se que as atitudes políticas dos jovens são condizentes com a cultura política híbrida prevalecente hoje no Brasil e que não constituem uma subcultura política específica, diferenciada da cultura política dos adultos. O confronto das opiniões dos jovens com as de seus pais mostra também que a influência dos pais exerce um papel limitado no processo de socialização política dos jovens. |
Resumo em outro idioma: | The work investigates the constitution of political attitudes in the Brazilian young people of the years 1990, in the context of the debate about the consolidation of the Brazilian democracy. Based on the national and international relevant literature, are previously established the theoretical references which attest the relevance of the socialization studies and political culture for the understanding of the stability and change of the political systems, particularly of the democracy. Central aspects of the society and Brazilian State are focused, in the attempt of contextualizing the data obtained in the empiric research. The youth is treated as a social-historical phenomenon, what is translated in the analysis of its presence in the world and particularly in Brazil of the decade of 1990. Established the theoretical assumptions, the results of the empiric research, which consisted in a survey applied in the year of 1999, in eight Brazilian cities, belonging to four different geographical areas, are presented and analyzed. The answers of 1.787 students of High school and of 857 parents/responsible supply the data to delineate central aspects of the process of juvenile political socialization. It is verified that the youths' political attitudes are suitable with the hybrid political culture prevalent today in Brazil and that such attitudes do not constitute a specific political subculture, different from the adults' political culture. The confrontation of the youths' opinions with the one of their parents also shows that the parents' influence exercises a limited role in the process of the youths' political socialization. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência Política |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Juventude - Atividades políticas Participação política Cultura política - Brasil Socialização política |
Orientador(es): | Baquero, Marcello |
Aparece nas coleções: | Programas de Pós-Graduação em Outras Instituições |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoaoPedro.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons