Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2871
Autor(es): Port, Andréia Esperidião
Título: Experiências e desafios do fazer da psicologia em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes.
Data do documento: 2020
Protocolo CEP: 3.796.947 data 09/01/2020
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo exploratório teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido por psicólogos (as) em instituições de acolhimento/abrigos de crianças e adolescentes e identificar quais os desafios e a importância da psicologia para auxiliar no cuidado desses sujeitos. Para tanto, teve-se como foco uma instituição municipal de acolhimento de crianças e adolescentes/abrigo localizado em um município do Vale do Rio Pardo. Foram entrevistadas seis psicólogas que atuaram na equipe técnica do serviço de acolhimento em questão. Utilizou-se para levantamento dos dados entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e posteriormente categorizadas. Os resultados analisados apontaram que os desafios encontrados pelos profissionais de psicologia se dão devido a especificidades do fazer da psicologia que é a subjetividade, com outros campos do saber. Deste modo, há a necessidade de haver um delineamento entre esses saberes. Nos dados levantados também identificamos outras problemáticas que permeiam esta área de atuação, o que nos possibilitou reflexões essenciais para com aqueles que estão envolvidos com a realidade de crianças e adolescentes acolhidos.
Resumo em outro idioma: This exploratory qualitative research aimed to understand the work developed by psychologists in childcare and shelter institutions and to identify the challenges and the importance of psychology to assist in the care of these subjects. To this end, we focused on a municipal institution for children and adolescents / shelter located in a municipality in the Rio Pardo Valley. Six psychologists who worked on the technical team of the host service in question were interviewed. Semi-structured interviews were used to survey the data, which were analyzed using the Bardin Content Analysis technique (2011) and later categorized. The analyzed results showed that the challenges encountered by psychology professionals are due to specificities in the making of psychology, which is subjectivity, with other fields of knowledge. Thus, there is a need to delineate this knowledge. In the data collected, we also identified other issues that permeate this area of activity, which enabled us to reflect essentially on those who are involved with the reality of children and adolescents welcomed.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Psicologia
Crianças - Assistência em instituições
Acolhimento
Cuidadores de crianças
Criança Institucionalizada
Orientador(es): Dornelles, Alíssia Gressler
Aparece nas coleções:Psicologia

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