Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2883
Autor(es): Santos, Inara Moraes dos
Título: Literatura e formação docente na educação infantil : lendo e amando como infância.
Data do documento: 2020
Resumo: A pesquisa aborda a experiência de leitura em voz alta em seis encontros com um pequeno grupo de professoras da Educação Infantil numa cidade do interior. A iniciativa surgiu do interesse simultâneo pela leitura em voz alta de obras literárias e pela aproximação entre a experiência da leitura literária e a questão poética da vocalidade - a "palavra viva" ? no encontro entre adultos, bebês e crianças pequenas na Educação Infantil. As imagens de nossa infância rememorada ? imaginada ? a partir da leitura de obras literárias podem contribuir para potencializar encontros com os bebês e as crianças pequenas com que convivemos no dia a dia da escola? A infância rememorada nos adultos pode favorecer seus encontros com aqueles e aquelas que estão lançando os primeiros gestos linguageiros no mundo? A opção metodológica foi a escrita ensaística em relação ao vivido, pensado a partir da memória escrita a cada encontro em diálogo com o referencial bibliográfico. Assim, o estudo argumenta que é possível considerar a formação pedagógica como desafio não apenas intelectual no plano das ideais e das conceituações próprias à área, mas fundamentalmente estésico e poético de produção de sentidos que escapam ao âmbito dos conceitos e das análises ao dizerem respeito à relação do corpo vivo com o mundo, e de suas ressonâncias e repercussões. O suporte para essa pesquisa deu-se em autores como Bachelard, George Jean, Paul Zumthor, James Hillman, entre outros.
Resumo em outro idioma: La recherche propose l´expérience de la lecture à haute voix pendant six rencontres avec un petit groupe de professeurs de l´Éducation des Enfants dans une ville de province. L´initiative est apparue de l´intérêt simultané pour la lecture à haute voix d´oeuvres littéraries et par la proximité entre l´expérience de la lecture littéraire et la question poétique de la vocalité - la “parole vivante” – dans la rencontre entre les adultes, les bébés et les enfants petits à l´Éducation des enfants. Les images du souvenir de notre enfance- imaginée- à partir de la lecture d´oeuvres littéraires peuvent contribuer pour intensifier les rencontres avec les bébés et les enfants petits avec lesquels nous passons la journée à l´école? Le souvenir de l´enfance chez les adultes peut permettre leurs rencontres avec ceux ou celles qui émettent les premiers gestes du langage au monde? Le choix méthodologique a été l´écriture en essai par rapport au vécu, pensé à partir de la mémoire écrite à chaque rencontre en dialogue avec le référentiel bibliographique. L´étude argumente donc qu´il est possible de considérer la formation pédagogique comme un défi pas uniquement intelectuel au plan des idées et conceptualisations propres au domaine, mais fondamentalement aesthésique et poétique de production de sens qui échappent au domaine des concepts et des analyses lorsqu´ils concernent le rapport du corps vivant avec le monde et de ses resonances et répercussions. Nous avons comme base pour cette recherche des auteurs comme Bachelard, George Jean, Paul Zumthor, James Hilmman, parmi d´autres .
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura
Literatura
Crianças - Livros e leitura
Crianças e filosofia
Professores - Formação
Educação de crianças
Leitura em grupo
Poética
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inara Moraes dos Santos.pdf628.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons