Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/290
Autor(es): Frey, Márcia Rosane
Título: O Bacharel em Ciências Contábeis da UNISC : uma análise da sua atuação profissional.
Data do documento: 1997
Resumo: O presente estudo procurou conhecer e analisar a atuação profissional do Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.As questões relacionadas à área contábil, principalmente com a qualidade do ensino superior de Ciências Contábeis, são atualmente alvo de muitas discussões, demonstrando uma grande preocupação com o desenvolvimento do conhecimento contábil, bem como com a formação e o exercício profissional. Na sociedade moderna na qual vivemos, não é possível imaginar-se a existência de pessoas, cuja vida econômica e social não esteja direta ou indiretamente ligada a uma empresa, tenha ela fins lucrativos ou não. Neste ambiente econômico e social, os contadores exercem funções da mais alta responsabilidade social, uma vez que são responsáveis pelas informações econômico-financeiras. As universidades e faculdades, por sua vez, desempenham dentro das sociedades um papel de suma importância, uma vez que a contabilidade avança na medida em que as instituições de ensino são capazes de formar profissionais com consciência crítica e solidez conceitual que lhes possibilite absorver as transformações que ocorrem no meio em que a contabilidade é aplicada. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa, realizou-se primeiramente uma revisão de literatura, onde se buscaram subsídios sobre a evolução da contabilidade ocorrida paralelamente ao desenvolvimento econômico e social de cada época e sobre as prerrogativas profissionais que delimitam a amplitude do exercício profissional. Também foram objeto de estudo e análise o ensino superior da Contabilidade, que tem por função fornecer a formação e a qualificação profissional, e o curso de Ciências Contábeis de Santa Cruz do Sul, responsável pela formação dos bacharéis pesquisados.A pesquisa realizada abrangeu todo o universo de bacharéis diplomados pela instituição estudada, num total de 818, distribuídos em 28 turmas de formandos, de 1967 a 1994. Os métodos de coleta de dados consistiram de consultas aos arquivos da instituição pesquisada e ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRC/RS, bem como da aplicação de questionários autopreenchíveis enviados pelo correio. Procurou-se, com a análise dos dados obtidos, diagnosticar a realidade profissional desses egressos, identificando quantos estão atuando em sua área específica de formação; época em que ingressaram na profissão, suas principais dificuldades ao iniciarem sua vida profissional; razões por não estarem atuando, entre outros aspectos. A pesquisa também possibilitou a identificação de deficiências na formação profissional, que subsidiaram recomendações sobre medidas que visem à melhoria do ensino superior de Ciências Contábeis.
Resumo em outro idioma: The present study sought to analyse the professional performance of the Bachelor of Accounting Science of the University of Santa Cruz do Sul - UNISC. The issues related to the accounting field specially the ones regarding the teaching quality at the Faculty of Accounting Science, are now the target of lots of discussions, testifying the great concern with the development of the accounting expertise, the learning capacity and the professional performance. In our modern society it is hard to imagine the existence of people whose economic and social life is not direct or indirectly linked to a company, whether it is a profit or non-profit organization. In this social and economic environment, accountants exert functions of the highest social responsibility, since they are responsible for finance and economic information. Universities and Faculties, in turn, play an important role within modern societies, since accounting keeps pace with the capacity of the Teaching Institutions to form professionals with a critical consciousness and solid concepts, which unable them to absorb the transformations that take place where accounting is applied. In order to achieve the proposed goal of this survey, first a literature review was carried out to find out tips about the evolution of accounting, which occurred parallel with the economic and social development of each period of time, and professional prerogatives that limit the scope of professional exercise. The teaching of accounting at university level was also surveyed, because it is the goal of the university to forward education and professional qualification; as responsible for the qualification of the Bachelors in question, the Santa Cruz Accounting Science Course was also surveyed. The scope of this survey included all the bachelors which graduated from the Institution in question, a total of 818 graduates, form 28 different groups, 1967 through 1994. The data collecting methods consisted in resorting to the archives of the Institution, and to the Regional Accounting Council of Rio Grande do Sul - CRC/RS, and the use of questionaires, sent by post, to be completed by the surveyed bachelors. The available data were analysed, and a diagnosis of the former students was issued, identifying how many of them are acting in the field they graduated in; the time they started, their main dificulties at the start of their professional life; reasons for not acting in the field of accounting, and other factors. The survery made clear some deficiencies in the professional qualification, which generated recommendations of measures aimed at improving the teaching at the Faculty of Accounting Science.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Contabilidade - Formação
Orientador(es): Adams, Reinaldo Ignácio
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaFrey.pdf723.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons