Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2901
Autor(es): Lima, Cleidimar Fernandes
Título: O Simbolismo Religioso no Filme As Crônicas de Nárnia : O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, baseado na obra de Clives Staples Lewis.
Data do documento: 2020
Resumo: Neste trabalho, busca-se analisar as representações simbólicas, sobretudo religiosas, que se manifestam na obra As crônicas de Nárnia - o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de Clive Staples Lewis, bem como na adaptação cinematográfica da mesma. Para tanto, estudam-se os elementos mitológicos e oriundos da religião cristã presentes na história, traçando-se um paralelo com as narrativas bíblicas. Além desses intertextos, considera-se que as influências que transitam entre a vida pessoal do autor e sua ficção também são pertinentes à pesquisa, uma vez que proporcionam um maior entendimento acerca da criação da obra. Por conseguinte, esta pesquisa propõe-se a compreender As crônicas de Nárnia do ponto de vista narrativo e simbólico. A fim de dar conta do primeiro aspecto, mobilizam-se conceitos pertinentes à teoria da narrativa, com base nos estudos de Motta (2013), D'Onofrio (2007), Leite (2002), Ricoeur (1994) e Nunes (1995). Abordam-se, portanto, questões como a do narrador, da ficção, da fábula, da trama e do tempo. Já para contemplar o segundo, no âmbito simbólico, desenvolvem-se os elementos do símbolo, do imaginário, do mito e da jornada do herói. Nesse momento, o apoio teórico se dá com McGrath (2013; 2014), Duriez (2005), Corso e Corso (2011), Campbell (1963), Paz (1993) e Eliade (1961; 1963). Também se utilizam os dicionários de símbolos de Chevalier e Gheerbrant (2012) e de Cirlot (1984). Assim, no que concerne à representação simbólica dentro da obra literária de Lewis, destacam-se a personagem de Aslam, por sua semelhança a Cristo e pelos sentidos míticos associados ao leão; as quatro crianças Pevensie, pela simbologia com o número quatro, tanto dentro da narrativa bíblica quanto na cultural; o menino Pedro, em especial, por seu caráter heroico; e a Feiticeira Branca, pelo intertexto com a personagem mitológica de Lilith, considerada enquanto personificação do mal. Considera-se, portanto, que a questão do simbolismo religioso enriquece a obra de Lewis por permitir diversas outras leituras e remontar a narrativas que, se vistas em convergência com As crônicas de Nárnia, ampliam as possibilidades interpretativas do texto ficcional.
Resumo em outro idioma: With this paper work, we seek to analyze the symbolic representation, especially religious ones that are in the book As crônicas de Nárnia – o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, written by Clive Staples Lewis, and in its cinematographic adaptation. Thereunto, mythological elements from christian religion in history are studied, making a parallel with biblical narratives. Beyond the trace elements of the text, the influences among the author’s personal life and its fiction are important for the research, since they provide a greater understanding about the creation of the work. Thus, this research aims to understand As crônicas de Nárnia from a narrative and symbolic point of view. In order to deal with the first aspect, concepts relevant to the theory of narrative are mobilized, based on the studies of Motta (2013), D’Onofrio (2007), Leite (2002), Ricoeur (1994) and Nunes (1995). Issues like narrator, fiction, fable, plot and time are studied as first element. In order to contemplate the second element in the symbolic scope, the elements of the symbol, the imaginary, the myth and the hero’s journey are developed. At this point out theoretical support is given by McGrath (2013; 2014), Duriez (2005), Corso and Corso (2011), Campbell (1963), Paz (1993) and Eliade (1961; 1963). The symbolical dictionaries from Chevalier and Gheerbrant (2012) and Cirlot (1984) have also been used. Thus, with regard to the symbolic representation within Lewis’s literary work, the character of Aslam stands out, due to his resemblance to Christ and the mythical senses associated with the lion; the four Pevensie children, for the symbolism with the number four, both within the biblical and cultural narrative; the boy Pedro, in particular, for his heroic character; and the White Witch, for the inter text with the mythological character of Lilith, considered as personification of evil. Therefore, it is considered that the question of religious symbolism enriches Lewis’s work by allowing several other readings and going back to narratives that, if seen in convergence with As crônicas de Nárnia, expand the interpretative possibilities of the fictional text.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Lewis, C. S. (Clive Staples), 1898-1963. As crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa
Narrativa (Retórica)
Simbolismo na literatura
Religião - Simbolismo
Intertextualidade
Literatura infantojuvenil - História e crítica
Literatura infantojuvenil - Crítica e interpretação
Fábulas - Simbolismo
Orientador(es): Piccinin, Fabiana
Coorientador(es): Gai, Eunice Piazza
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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