Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/2920
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dc.contributor.authorIop, Maria Cristina Rigão-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEscrita colaborativa na Wikipédia : uma estratégia complexa de aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGustsack, Felipe-
dc.contributor.advisorcoOliveira, Lia Raquel-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractConsidering my teaching and academic journey, I proposed, as a central theme of this research, to study about the learning resulting from the action of collaborative writing for Wikipedia. The general objective can be scaled by the intention to understand characteristics of learning among participants in the action of writing collaboratively for Wikipedia. More specifically, it was necessary to understand the anarchist and democratic ideological character that constitutes the cooperative elaboration of Wikipedia; relate the research participants' learning to the theoretical framework of complexity; understand how the learning process happens from the digital technological coupling; and, to investigate collaborative writing as an enhancer of other ways of learning. The research of this thesis was of a qualitative nature and took place according to the steps of a cartographic methodology. The participants in the empirical experience generating the research data were members of the research group called Language, Culture and Education - LinCE, from the line of research Learning, Technologies and Language in Education, of the Graduate Program in Education at the University of Santa Cruz do Sul - UNISC, RS, Brazil. The first contact with them took place at a meeting of the research group in which I explained my objective. To better understand the previous experiences of the group involved, I proposed conducting a semi-structured interview using an online form. Considering this initial knowledge, I took to the research group the proposal for an extension course called: Unraveling Wikipedia: An Authoring Experience. From there, a group of five colleagues showed interest in the subject and came to the meetings. The course was developed in face-to-face and virtual meetings, totaling twenty hours. During the meetings, interaction with the platform tools took place, it was discussed which contribution the group would like to make and the collaborative writing of an entry on Wikipedia was elaborated. The meetings provided constant moments of invention / reinvention of knowledge by everyone. We perceive the intensification of the dialogue; changes in attitudes that refer to the configuration we understand as collaboration, that is, ways of being with others in the learning processes. Thus, different conceptions about the action of writing collaboratively emerged, showing the possibilities of this practice as a complex learning strategy. I bring the perceptions stitched together with reports of my constitution as a researcher, aware that the experience continues, just as, increasingly, new perceptions will emerge along the paths of our ways of learning.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherWikipédiapt_BR
dc.subject.otherEscrita - Históriapt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.subject.otherConteúdo gerado pelo usuáriopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/2920-
dc.date.accessioned2020-11-10T13:21:11Z-
dc.date.available2020-11-10T13:21:11Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoConsiderando minha caminhada docente e acadêmica propus, como tema central desta pesquisa, estudar a respeito da aprendizagem decorrente da ação da escrita colaborativa para a Wikipédia. O objetivo geral pode ser dimensionado pela intenção de compreender características da aprendizagem entre os participantes da ação de escrever colaborativamente para a Wikipédia. Mais especificamente, foi necessário compreender o caráter ideológico anarquista e democrático que constitui a elaboração cooperativa da Wikipédia; relacionar a aprendizagem dos participantes da pesquisa com o marco teórico da complexidade; perceber como acontece o processo de aprendizagem a partir do acoplamento tecnológico digital; e, investigar a escrita colaborativa como potencializadora de outros modos de aprender. A pesquisa desta tese foi de cunho qualitativo e aconteceu segundo os passos de uma metodologia cartográfica. Os participantes da experiência empírica geradora dos dados de pesquisa eram integrantes do grupo de pesquisa denominado Linguagem, Cultura e Educação - LinCE, da linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, RS, Brasil. O primeiro contato com eles se deu em uma reunião do grupo de pesquisa em que expus meu objetivo. Para conhecer melhor as experiências prévias do grupo envolvido, propus a realização de uma entrevista semiestruturada usando um formulário online. Considerando este conhecimento inicial, levei ao grupo de pesquisa a proposta de um curso de extensão denominado: Desvendando a Wikipédia: Uma Experiência de Autoria. A partir daí, um grupo de cinco colegas demonstraram interesse pelo assunto e vieram aos encontros. O curso foi desenvolvido em encontros presenciais e virtuais, perfazendo um total de vinte horas. Durante os encontros deu-se o entrosamento com as ferramentas da plataforma, discutiu-se qual contribuição o grupo desejaria fazer e elaborou-se a escrita colaborativa de um verbete na Wikipédia. Os encontros propiciaram momentos constantes de invenção/reinvenção de saberes por parte de todos. Percebemos a intensificação do diálogo; modificações de atitudes que remetem à configuração que entendemos como colaboração, ou seja, modos de ser/estar com outros nos processos de aprender. Assim, emergiram concepções diferentes acerca da ação de escrever colaborativamente, evidenciando as possibilidades desta prática como estratégia complexa de aprendizagem. Trago as percepções costuradas com relatos da minha constituição enquanto pesquisadora, ciente de que a experiência continua, assim como, cada vez mais, novas percepções surgirão pelos caminhos dos nossos modos de aprender.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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